Publicado em: 18/06/2019 às 16:01
Prefeitura divulga cronograma de coleta de entulho do 2º semestre
Decreto define que a Prefeitura continua recolhendo entulho gratuitamente nos dias permitidos e com volume de até 1m³
SecomQuem descumprir as regras está sujeito à cobrança da taxa de serviço executado pela própria Prefeitura, de acordo com tabela de Preços Públicos

Clique aqui e veja o cronograma de entulho para o 2° semestre de 2019

A Prefeitura de Araras divulga nesta semana o cronograma de coleta de entulho para o 2º semestre de 2019, seguindo o mesmo sistema que vem dando certo desde o ano passado. Ou seja, de acordo com o calendário, o cidadão coloca o entulho na rua entre sexta-feira e domingo e, a partir de segunda-feira, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos inicia a coleta.

Segundo o Decreto Municipal nº 6.533, de 11 de junho de 2019, o recolhimento do entulho continuará sendo gratuito também no 2° semestre, nos dias permitidos em cada setor e com volume de até 1m³. Acima desta quantidade só será permitido o descarte de entulho em caçambas particulares.

A Prefeitura informou a população que seria nomeada uma Comissão Especial para estudar a melhor forma de recolhimento do entulho e a correta destinação do material, no folheto do cronograma do 1º semestre deste ano, distribuído em todas as residências.

A única alteração que ocorreu foi a diminuição do volume coletado gratuitamente pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de 3m³ para 1m³. A conclusão da Comissão Especial, após análises técnicas, foi de que 1m³ é uma quantidade suficiente para atender quem realmente precisa do serviço gratuito. O objetivo é democratizar os investimentos públicos, pois nem toda população descarta entulho nas ruas e esses recursos podem ser otimizados em outras ações de limpeza.

Com relação à destinação dos resíduos coletados, a Prefeitura já iniciou testes com máquina trituradora de galhos e, nas próximas semanas, vai testar uma máquina trituradora de entulho de construção. O próximo passo da Comissão Especial é o estudo para implantação de caçambas comunitárias em determinadas regiões da cidade.

Cobrança de taxa de coleta

Quem desrespeitar as regras está sujeito à cobrança da taxa de serviço executado pela própria Prefeitura, de acordo com tabela de Preços Públicos, que sempre esteve em vigor. Nos casos em que o cidadão colocar mais de 1m³ de entulho nas ruas, tanto nos dias permitidos quanto fora deles, a Prefeitura vai recolher o material e cobrar pelo serviço. Para a retirada de mais de 1 m³ de entulho em dias permitidos, a taxa de coleta será de R$ 244,65. Se o material for descartado fora do cronograma de datas permitidas, o preço público será de R$ 339,77.

“É importante ressaltar que não se trata de multa, e sim de cobrança pelo serviço executado pela Prefeitura fora do cronograma ou da quantidade estabelecidos, como sempre ocorreu”, reforça o secretário de Serviços Públicos, Beto Cabrini.

Os panfletos com o novo cronograma começam a ser entregues nas residências da cidade nos próximos dias.