Publicado em: 17/06/2019 às 15:20
38,2 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Araras
Salas de vacinação, que funcionam em seis postos de saúde, ainda têm 700 doses disponíveis, segundo Secretaria da Saúde; público pode se imunizar das 8h às 15h45, de segunda a sexta-feira

38.200 ararenses já foram vacinados contra a gripe este ano

A Secretaria Municipal de Saúde informou que 38,2 mil ararenses já foram vacinados contra a gripe este ano em Araras. Após encerramento da Campanha de Vacinação contra a Gripe para os grupos prioritários, mais de seis mil doses foram disponibilizadas para o público em geral.

“Ficamos muito felizes com a Campanha de Vacinação contra a gripe este ano. Vacinamos, no total, 95% do grupo prioritário da Campanha. Além disso, após o fim a campanha e abertura dos postos para vacinação do público em geral, também tivemos uma grande procura por parte da população, o que resulta em uma imunização eficiente”, explicou a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Tavane Alselmo Malaguesse.

Segundo dados do setor, os seis postos de saúde que contam com salas de vacinação em Araras ainda têm aproximadamente 700 doses de vacina contra a gripe disponíveis à população.

“Recebemos remessa extra de 4,2 mil vacinas na última terça-feira (11), disponibilizada pelo Ministério da Saúde para as pessoas que não estão inseridas no público-alvo da campanha. Desde então, 3.500 pessoas já foram imunizadas”, ressaltou Tavane.

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h45, para aplicação de vacinas, no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros). No PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), as vacinas são aplicadas até as 15h30 por conta da logística de armazenamento das doses.

O setor de Vigilância Epidemiológica reforça que a aplicação das vacinas termina um pouco antes do fechamento das unidades ao público porque as equipes têm um protocolo de armazenamento das doses a seguir, diariamente, para garantir a conservação adequada e também a eficácia dos medicamentos.

“Recebemos algumas reclamações a respeito do horário de funcionamento dos postos de saúde. Precisamos de tempo hábil para guardar as vacinas com segurança e de forma adequada antes das 16h. Por isso, o ideal é não deixar para procurar esses locais na última hora”, explicou a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Tavane Alselmo Malaguesse.

Campanha de Vacinação contra a Gripe

Com 95% do público-alvo imunizado, Araras atingiu a meta da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que era de 90% e incluía crianças entre seis meses a menos de seis anos de idade, professores, militares, trabalhadores da área da saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias (puérpera) e portadores de doenças crônicas.

A campanha de vacinação é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes de infecções provocadas pelos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Salas de Vacina*:

PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1)

PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)**

Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

* vacinas são aplicadas até as 15h45 para armazenamento correto dos frascos

**Somente no Pam Oswaldo Salvador Devitte, vacinas são aplicadas até as 15h30.