Publicado em: 12/06/2019 às 11:33
TCA instala grades de contenção na área de embarque da Rodoviária
Objetivo é evitar que pedestres atravessem entre as plataformas e prevenir evasão da receita com relação à taxa de embarque
SecomGrades foram alugadas pelo período de 30 dias, para testes
​​​​​​​

O TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) instalou nesta semana grades de contenção na área de embarque da Rodoviária Padre João Modesti. Os materiais foram alugados por 30 dias para testes.

Segundo a autarquia, o objetivo é evitar que pedestres atravessem entre as plataformas e também prevenir a evasão da receita com relação à taxa de embarque.

"Observamos que muitas pessoas, entre elas crianças, atravessam entre os ônibus para chegarem até a rampa que dá acesso à Avenida Dona Renata e, consequentemente, aos bairros, o que gera riscos de acidentes. A rampa inclusive será removida em breve", explicou o presidente do TCA, Élcio Rodrigues Júnior.

Outra ideia da autarquia é também ter o controle de 100% na arrecadação da taxa de embarque. “É esta receita que utilizamos para a manutenção da Rodoviária, como troca de lâmpadas, reforma dos banheiros, entre outros serviços", completou.

Taxa de embarque

Em janeiro deste ano, os valores da taxa de embarque tiveram reajustes. Anteriormente, os preços eram de R$ 0,56 para distâncias curtas, R$ 1 para médias e R$ 2,22 para longas. Agora os valores são, respectivamente, R$ 0,82, R$ 1,45 e R$ 3,21.

Outra mudança a ser adotada é a venda pré-paga. "As empresas passam a vender as passagens, porém com a taxa de embarque cobrada separadente em uma espécie de 'ticket' anexado ao bilhete, o qual será destacado por funcionários do TCA e repassado para a tesouraria", comentou Rodrigues.