Publicado em: 06/06/2019 às 15:17
Vacinas da gripe acabam em Araras
Somente nesta semana, 2.700 pessoas tomaram as doses na rede municipal de saúde

Secom

Somente nesta semana, 2.700 foram imunizadas nos seis postos de saúde com salas de vacinação contra a gripe

As vacinas contra gripe disponibilizadas pelo Ministério da Saúde terminaram na manhã desta quinta-feira (6) em Araras. Desde segunda-feira (3), quando a Campanha Nacional de Vacinação deixou de ser exclusiva para o público-alvo e foi aberta à população, a Secretaria da Saúde apura que pelo menos 2.700 doses foram aplicadas nos seis postos de vacinação da cidade.

“A procura pela vacina foi muito alta nos últimos dias, desde que o Ministério da Saúde liberou as doses para pessoas que não estão inseridas no público-alvo”, explicou a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Tavane Alselmo Malaguesse.

Ainda de acordo com a enfermeira, não há informações se a Secretaria de Saúde receberá mais doses do Governo Federal.  “A Secretaria de Saúde contava com 600 doses remanescentes em estoque no início desta semana, mas uma nova remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira. Agora, não sabemos se receberemos mais uma quantidade ou se a distribuição da vacina realmente chegou ao final”, ressaltou a enfermeira.

Com 93,11% do público-alvo imunizado, Araras atingiu a meta da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que era de 90% e incluía 37.295 pessoas, entre crianças entre seis meses a menos de seis anos de idade, professores, militares, trabalhadores da área da saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias (puérpera) e portadores de doenças crônicas.

A Campanha

A Campanha de Vacinação contra a Gripe terminou na última sexta-feira (31) para os grupos prioritários. Desde segunda-feira (3), o Ministério da Saúde liberou as doses remanescentes para pessoas que não estão inseridas no público-alvo, mas querem ser imunizadas.

Entre as vacinas remanescentes, de acordo com Tavane, há algumas reservadas para crianças que precisam receber a segunda dose e também para os acamados, que começaram a ser vacinados nesta semana.

“Temos uma reserva para cerca de 1,5mil crianças que tomaram a vacina pela primeira vez e precisam tomar a segunda dose. Além disso, também há reserva para os acamados, que começaram a ser vacinados nesta semana,” ressaltou a enfermeira.

A campanha de vacinação é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes de infecções provocadas pelos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.