Publicado em: 17/05/2019 às 14:58
Fuss entrega andadores e estabilizadores a crianças assistidas pelo Ceren
Ação aconteceu esta semana e beneficiou pacientes que terão mais autonomia e independência para se movimentar, além de melhorias posturais e fisiológicas

Secom

Daniela Franco, Ângela Denardi, Yasmim e a mãe Ana Keleis, durante entrega do parapodium

A emoção tomou conta da entrega dos andadores e estabilizadores a crianças assistidas pelo Ceren (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico) José Canzi Junior. A ação foi realizada esta semana pelo Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras e vai possibilitar que pacientes da instituição consigam se movimentar com mais independência e autonomia, além de melhorar a postura e as condições de saúde.

“Saber que a gente pode contribuir para que essas crianças se movimentem e desenvolvam uma postura melhor é algo muito gratificante. O Ceren tem uma equipe composta por profissionais muito especiais, que cuidam com todo o carinho e dedicação de crianças e adultos. A parceria com o Fuss vem suprir necessidades que eles encontram no dia a dia e contribuir para a qualidade de vida dos pacientes”, observou a primeira-dama e presidente do Fuss, Daniela Franco.

SecomAcompanhada pelas equipes do Ceren e do Fuss, Isabele de Souza experimenta o novo andador

Na entrega que aconteceu quinta-feira (16) quatro crianças receberam andadores adaptados de acordo com as necessidades de cada uma delas e outras quatro, parapodiuns (espécie de estabilizador postural). As peças foram adquiridas pelo Fundo Social e fazem parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura junto a entidades assistenciais de Araras. A parceria com o Ceren inclui ainda materiais como coletes, órteses e talas extensoras ortopédicas, além de cadeiras de roda adaptadas.

“Fizemos um andador adaptado com canos de PVC para ela em casa. Agora, com este novinho, ela vai se sentir muito mais segura”, disse Andrea Cristina Monteiro Olídio.

SecomAndrea e a filha Lorena: antigo andador feito de PVC será aposentado

Mãe de Lorena, 3 anos, uma das crianças beneficiadas, ela assistiu a filha dar os primeiros passos pelo corredor do Ceren já com o novo andador. “É uma emoção imensa presenciar este momento”, disse a vice-presidente do Fuss Ângela Denardi, que também acompanhou a entrega.

Guilherme Oliveira Engle, 8 anos, também recebeu um dos andadores e experimentou o aparelho ao lado do pai, Edson Ricardo Engle. “Só posso agradecer esse aparelho que vai ajudar tanto o meu filho”, disse.

SecomGuilherme Engle também recebeu andador do Fuss

“A Isa vai ter mais equilíbrio e se sentir mais segura para andar agora”, observou Fabiana Barbosa Pereira de Souza, mãe de Isabele Cristina Pereira de Souza, também beneficiada com andador.

Os parapodiuns são destinados a crianças que precisam fortalecer a postura e têm dificuldades de ficar em pé sozinhas. “O Enzo ficava mais deitado em casa ou no colo, mas agora poderemos mantê-lo em pé e seguro, por causa dos coletes e das travas do aparelho”, observa a tia do menino, Ana Carolina Bernardo.

SecomParapodium vai ajudar Enzo na reabilitação postural

Ana Keleis Galvão de Oliveira também se emocionou ao ver a filha Yasmim no aparelho. “É uma alegria imensa essa conquista que vai possibilitar mais qualidade de vida para a minha filha”, disse.

Parceria com o Fuss

A presidente do Ceren, Josiane Bonato Braghin, observa que os aparelhos são como uma extensão do corpo dos pacientes. “Para eles, isso é algo que vai reduzir as barreiras na vida, que vai possibilitar mais autoestima e independência para se movimentarem”, completou.

SecomEquipes do Ceren e do Fuss, durante a entrega dos aparelhos esta semana

A coordenadora de saúde do Ceren, Daniela Franco Camargo, reforça que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir mais qualidade de vida aos pacientes. “Temos um GEP (Grupo de Estimulação Precoce) que faz o primeiro atendimento a pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Fazemos uma análise sobre as necessidades deste paciente, que inclui terapias adequadas para estimulação e reabilitação e também eventuais aparelhos para auxiliá-lo. Isso é passado ao Fuss, parceiro do Ceren na aquisição deles”, completa.

Ela destaca ainda a importância da participação das famílias dos pacientes durante todo o trabalho realizado pelo Centro. “Se as famílias não estiverem envolvidas, dificilmente teremos o resultado esperado. Precisamos que os familiares estimulem os pacientes em casa, conforme foram orientados pelos profissionais do Ceren. Isso faz toda a diferença no trabalho”, conclui.

Mais informações sobre os trabalhos realizados pelo Fuss junto a entidades assistenciais podem ser obtidos pelo telefone 3543-1702.