Publicado em: 15/05/2019 às 11:56
Com 236 casos de dengue, Araras entra em situação de emergência
Parque das Árvores, Parque Tiradentes, Parque Dom Pedro, Jardim Morumbi e região central concentram o maior volume de confirmações da doença
Secom
Nos dois últimos arrastões, equipes de Controle de Endemias recolheram quase 2 toneladas de materiais que poderiam servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti das casas vistoriadas

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (15) que Araras entrou em situação de emergência após confirmação de novos casos de dengue.

Segundo balanço do setor de Endemias, há 236 casos positivos na cidade – são 220 autóctones (contraídos no município) e 16 importados (contraídos fora da cidade). Além disso, outros 65 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 168 suspeitas foram negativadas após análises clínicas. No caso de Araras, a situação de emergência é decretada quando a cidade atinge 199 casos autóctones – o cálculo depende do número de habitantes do município.

Por esse motivo, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela, estão sendo intensificadas em toda cidade.

Além das visitas rotineiras nas residências, comércios e indústrias para eliminar possíveis criadouros do inseto, os agentes de controle de endemias participam nesta quinta (16) e sexta-feira (17) de ação conjunta com equipes da Secretaria Municipal em borracharias cadastradas da cidade para recolher pneus usados. A mobilização, que faz parte da campanha estadual “Livre-se daquele pneuzinho”, visa eliminar criadouros e também reforçar a importância da destinação correta dos materiais.

Notificação

É importante ressaltar que, em caso de confirmação da doença no Pronto-Socorro ou em hospitais particulares, o paciente deve procurar também uma unidade de saúde da rede municipal. “Somente quando o paciente procura um posto de saúde podemos realizar o exame específico e a notificação do caso. Dessa forma, nossas equipes realizam o bloqueio casa-a-casa e a nebulização da área para evitar novos casos”, ressaltou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

O trabalho da equipe de combate à dengue é constante durante o ano todo, mas a participação da população é fundamental para eliminar o mosquito da cidade. Durante o mês de abril, os agentes realizaram mutirões na zona leste e retiraram quase 2 toneladas de materiais que poderiam servir como criadouros das residências vistoriadas. “Pedimos à população que cuide de suas residências, evitando deixar materiais que possam acumular água e servir como criadouros”, comentou Luciana.

A região com maior índice de dengue no município é a leste II (Distrito Industrial IV, Portal do Sol, Parque Tiradentes, Parque Dom Pedro e Jardim Morumbi) com 71 casos, seguida pela Norte (Residencial Milton Severino, Pedras Preciosa, Alto da Colina e Parque das Árvores) com 44 casos, Central com 27 casos e Leste I (José Ometto 2, 3 e 4, e Jardim Itamaraty) com 21 casos.

Tratamento da Dengue

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.

Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA (Hospital Elisa Sbrissa Franchozza) funcionam 24 horas para situações emergenciais.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza testes rápidos para diagnósticos da dengue no Centro de Saúde 2 João Geraldo Noronha, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros. O exame é gratuito e deve ser realizado até, no máximo, três dias após o início dos sintomas. Após esse período, o paciente deve realizar o exame de sorologia que é coletado nos postos de saúde, a partir do 7° dia dos sintomas.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar