Publicado em: 14/05/2019 às 15:59
Ação conjunta vai recolher pneus usados em borracharias esta semana
Mobilização, que acontece nesta quinta (16) e sexta-feira (17) e faz parte da Campanha Estadual Livre-se Daquele Pneuzinho, reunirá equipes das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente
SecomÚnico local autorizado para o recebimento de pneus usados em Araras é o Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal)

Equipes da Prefeitura de Araras participam de mobilização nesta quinta (16) e sexta-feira (17) para recolher pneus usados em borracharias cadastradas no município. A ação, que integra a Campanha Estadual “Livre-se Daquele Pneuzinho”, visa conscientizar sobre o descarte correto desses materiais para evitar riscos à saúde da população e ao meio ambiente.

O serviço contará com funcionários das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde e tem como objetivo também eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Essa é uma retirada pontual que vamos realizar junto às borracharias cadastradas da cidade para reforçar a importância da destinação correta dos pneus”, explica o secretário de Meio Ambiente, Carlos Cerri Júnior.

O material recolhido pelas equipes será encaminhado Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal).

A campanha integra o Programa Município Verde Azul, realizado pela  Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que tem como objetivo estimular e auxiliar as Prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. Essa mobilização faz parte das dez diretivas norteadoras da agenda ambiental e valerá pontuação no Programa Município Verde Azul.

Dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostram que 82.720 veículos rodavam na cidade em 2013 – esse é o último levantamento disponível no site do órgão.

“É fato que a frota de veículos em Araras aumentou nos últimos anos e é renovada dia após dias. Desse modo, querendo ou não, a cidade sempre terá um acúmulo de material. O problema é como ele é descartado, por isso a Campanha Estadual e também por isso a nossa ação nas borracharias”, comentou a diretora de divisão de Saneamento Ambiental e Educação Ecológica, Marcela Gambarotto Teixeira.

Descarte correto

O único local autorizado para o recebimento de pneus usados em Araras é o Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal). A população pode encaminhar os objetos ao local de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. Não há cobrança de taxa pelo serviço de recebimento.

Por mês, são recebidos cerca de 800 pneus no local. Eles são armazenados em um galpão coberto do Complexo até serem recolhidos pela empresa Policarpo, de Campinas.

A Prefeitura informa que se algum indivíduo for pego descartando pneus em vias ou locais públicos será multado em R$ 265, conforme o Código de Postura do Município, instituído na Lei nº 1.768, de 7 de agosto de 1987. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-9950.