Publicado em: 07/05/2019 às 16:33
Araras tem a 4ª tarifa de ônibus mais barata do Estado
Levantamento envolve cidades acima de 100 mil habitantes; Araras tem também a 3ª passagem mais em conta da região
SecomMais de 22 mil usuários dependem dos coletivos todos os dias

Araras tem a 4ª tarifa de ônibus mais barata do Estado de São Paulo, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Com relação às cidades da região, a passagem fica atrás apenas de Leme (R$ 3,30), de Pirassununga (R$ 3,20) e de Porto Ferreira, onde o valor é o mesmo (R$ 3,40), mas a população é menor - 55.787 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No começo deste ano, Araras foi eleita a cidade com o melhor serviço de transporte coletivo da região de Piracicaba em pesquisa realizado pelo Indisat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).

O resultado colocou o município como líder no ranking entre 12 cidades da região de Piracicaba e os ônibus, sob a responsabilidade da empresa TCA (Transportes Coletivos de Araras), atingiram o chamado Alto Grau de Satisfação, com 736 pontos, sendo o maior número obtido em toda a série histórica da Indsat. No 1º trimestre de 2018, o TCA já havia conquistado o mesmo título.

De acordo com a pesquisa, o levantamento mostrou que passageiros entre 16 e 30 anos de idade são os mais satisfeitos com o serviço de Transporte Público na cidade. O estudo mostrou ainda que 74% dos entrevistados disseram que o Transporte Público de Araras é “ótimo” ou “bom” e 17% responderam que está “regular”. A reprovação é de apenas 9%.

“Estamos sempre nos aprimorando e trabalhando para atender aqueles que necessitam usar o transporte coletivo. Nossos servidores passam sempre por capacitação, nossos carros têm manutenção periódica, tudo isso para continuar, como apontou a pesquisa, sendo a cidade que tem o melhor serviço do transporte coletivo na região”, comentou o presidente da autarquia, Élcio Rodrigues Junior.

Frota

Atualmente, o transporte público de Araras conta com frota de 42 veículos, sendo 41 ônibus e um micro-ônibus que atende 95% de todo o perímetro urbano, além de mais duas linhas rurais. A autarquia realizará, nos próximos dias, uma licitação para a compra de mais 10 carros, entre eles, veículos seminovos e também 0km.

Em média, segundo o TCA, mais de 22,5 mil usuários dependem dos coletivos todos os dias. O balanço mensal envolve 489.945 passageiros e o anual, 5.879,34– dados de 2018.