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Publicado em: 20/08/2015 às 11:17
Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla terá panfletagem e cadastramento na Praça Barão
Ações acontecem nesta sexta-feira (21), na Praça Barão, das 9h às 11h; cadastro será importante para Educação traçar planos de ação pedagógicos no atendimento de alunos com deficiência

A Secretaria de Educação realiza nesta sexta-feira (21) duas atividades de conscientização da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A primeira delas será panfletagem com a participação de alunos da rede municipal de ensino, que acontece na Praça Barão de Araras, das 9h às 11h.

O objetivo é divulgar mais informações sobre dois tipos de deficiência: intelectual e múltipla. Pessoas que possuem deficiência intelectual - também chamada de cognitiva - apresentam dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção do tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer regras, a realizar atividades cotidianas – como, por exemplo, as ações de autocuidado. Já a deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente - sejam elas intelectuais, físicas ou ambas combinadas.

A ação de conscientização, realizada em nível nacional, foi instituída em 1964, na época com nome Semana Nacional do Excepcional. No entanto, a partir de 2010, o nome foi alterado para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, passando a contar com temáticas voltadas a áreas específicas de deficiência.

Cadastro de pessoas com deficiência
Junto à panfletagem, também será realizado um cadastro de pessoas com deficiência em Araras. A ideia é realizar uma espécie de censo para identificar o número atual de pessoas com deficiência residentes na cidade.

Para isso, uma tenda será montada na Praça Barão, onde os cidadãos poderão participar preenchendo um formulário. A Secretaria pede a colaboração de todos os cidadãos que possuem familiares com deficiência para que façam o cadastro. Esta é uma maneira da Coordenação ter uma base de dados sólida para planejar com eficiência as ações em prol das pessoas com deficiência.

No formulário, é preciso informar dados pessoais, endereço, telefone, o tipo de deficiência que possuem, filiação, escolaridade, se trabalham e têm acompanhamento médico, etc.
Em breve, o cadastro poderá ser feito também pela internet, por meio do site da Prefeitura de Araras -www.araras.sp.gov.br. O menu com o cadastro está sendo criado e, nele, os cidadãos irão preencher o mesmo formulário entregue na ação que será desenvolvida na Praça Barão.

Dados do Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registraram número total de pessoas com deficiência e qual o tipo, se motora, visual, auditiva e intelectual. Segundo os dados, 20.460 pessoas têm pelo menos uma das deficiências investigadas pelo Censo. O número chega a 17% da população total, que é 118.843 habitantes – números do Censo 2010.

A ação terá o apoio do Condef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Apae, Ceren (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico), Avida (Associação para Valorização e Inclusão das pessoas com Deficiência de Araras) e CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini.

Escola inclusiva
Levantamento divulgado pela Secretaria de Educação aponta que 184 alunos com deficiência estão matriculados nas escolas municipais e também recebem atendimento especializado nas 25 salas de recursos distribuídas em 12 unidades de ensino. O balanço também aponta que, deste total, há 26 tipos de deficiências diferentes como física, visual, auditiva, intelectual, paralisia cerebral, síndrome de down, mielomeningocele, hidrocefalia, miotonica de stinet, síndrome de asperger, anoxia no parto, síndrome de moebius e síndrome de hurler, dentre outras.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação trabalha de acordo com a política da Educação Inclusiva, matriculando regularmente alunos com todos os tipos de deficiências nas escolas do Sistema Comum de Ensino.

Estes alunos frequentam as salas de aula comuns e têm direito ao apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é oferecido dentro da própria unidade escolar ou, em casos de escolas com poucos alunos com deficiência, na escola mais próxima, que funciona como um polo de atendimento.

O atendimento é oferecido por professores especialistas em Educação Especial, preparados para apoiar a inclusão destes alunos na sala comum, por meio de adaptações curriculares, quando o aluno tiver dificuldades de acompanhar o currículo de seu ano escolar, adaptação de atividades de acordo com as condições motoras e cognitivas do aluno atendido e também com atendimentos individualizados no contraturno escolar, com a finalidade de oferecer os recursos necessários para que o aluno tenha as melhores condições possíveis de desenvolver suas potencialidades e acompanhar os conteúdos pedagógicos do ensino comum.

Horácio Busolin Júnior /Secom