A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 10/02/2015 às 16:45
Aglomeração Urbana de Piracicaba: Araras apresenta ações de combate às drogas
Reunião da Câmara Temática de Desenvolvimento Social aconteceu nesta terça-feira (10), no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

Experiências bem-sucedidas em Araras no combate às drogas entre crianças e adolescentes foram destaques na 7ª reunião Ordinária da Câmara Temática de Desenvolvimento Social da Aglomeração Urbana de Piracicaba.

O evento aconteceu nesta terça-feira (10), no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, e reuniu representantes das cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana.

“Somos pessoas diferentes, mas temos um inimigo em comum, que precisa ser enfrentado em conjunto: as drogas. Esta troca de experiências entre os municípios fortalece as políticas públicas e amplia as perspectivas futuras”, disse o prefeito em exercício Carlos Alberto Jacovetti, durante a abertura do evento.

A presidente da Câmara Municipal de Araras, Magda Regina Carbonero Celidório, também reforçou a importância das ações de combate às drogas, especialmente entre crianças e adolescentes. “As drogas vêm tomando conta da sociedade e destruindo lares. É um mal que precisa ser combatido de forma intensa, evitando que ele faça vítimas cada vez mais novas”, observou.

Eliete Nunes Fernandes da Silva, coordenadora da Câmara Temática e secretária de Desenvolvimento Social de Piracicaba, disse que o objetivo do encontro é trabalhar assuntos comuns a todos os municípios que compõem a Aglomeração Urbana. “Com isso, trocamos informações e experiências que podem ser utilizadas por outras cidades também. Encerramos o debate sobre drogas e, no segundo semestre, vamos iniciar as Câmaras Temáticas sobre população de rua”, adiantou.

As experiências bem-sucedidas em Araras foram apresentadas em forma de slides e envolveram projetos e ações realizadas por diversos setores da administração municipal.

As apresentações foram realizadas pelo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, general João Tranquillo Beraldo; pelo psicólogo do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Jefferson Libanori Soares, da Secretaria de Ação e Inclusão Social; pela enfermeira Christiane Elias, da Secretaria da Saúde; pela assistente social Ingrid Michele Nepomuceno, da Secretaria da Educação; pelo secretário de Ação Cultural e Cidadania Marcelo Daniel (Mussa); pelo diretor de Esporte, Hugo da Silva Lopes; além do cabo Jeferson Alex Batista da Costa, instrutor do Proerd (Programa de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da Polícia Militar.

O evento contou ainda com a participação de Maria Aparecida Ribeiro Germek, diretora da Drads (Diretoria Regional de Assistência Social) de Piracicaba; dos secretários Regina Costa Picolini (Ação Social), Elizabeth Cilindri (Educação), Vandersi Pavan Bressan (Saúde), Ana Maria Devides (Comunicação), Eduardo de Moraes (Governo), Joilson dos Santos Souza (esporte); do presidente do TCA, Luiz Carlos Scarcella; além do secretário municipal de Cultura de Rio Claro, Sérgio Desiderá; presidente do Conselho Tutelar de Araras, Marcos Aparecido Bento; do presidente da Associação Pró Cidadão de Futuro, Luiz Roberto Viganó; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luiz Antonio de Freitas; da presidente do Lions Clube de Araras, Paschoala Perches.

Um documento oficial será emitido em breve para as cidades que integram a Aglomeração Urbana, com as ações apontadas de combate às drogas para buscar o apoio de especialistas e criação de novas políticas públicas para o combate da drogadição.

As Câmaras Temáticas fazem parte do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Piracicaba, cuja função é promover a cooperação articulada e integrada entre os municípios para garantir melhor aproveitamento dos recursos públicos.

 

O que é a Aglomeração Urbana de Piracicaba?

A Aglomeração Urbana de Piracicaba foi criada oficialmente pelo governador Geraldo Alckmin em 26 de junho de 2012, por meio da PLC 11/2012.

O aglomerado urbano tem por objetivo principal melhorar questões relacionadas à mobilidade urbana, transporte público, saúde, infraestrutura e meio ambiente a partir de projetos e ações públicas no âmbito metropolitano.

Os municípios participantes deste aglomerado são Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

O aglomerado de Piracicaba compreende uma unidade regional que representa 1.307.801 habitantes, PIB de 27 bilhões e uma área total de 7 mil km².

A estrutura da nova unidade regional paulista conta com um Conselho de Desenvolvimento, onde tem assento paritário os prefeitos dos 22 municípios que compõem a região, representantes do Estado e da Assembleia Legislativa, decidindo de forma conjunta os investimentos estratégicos para a região.

 

 

Secom/PMA