Publicado em: 03/02/2023 às 15:44
Demutran prossegue com a instalação de radares fixos no município
Equipamentos ainda estão sendo aferidos para multar e também receberão sinalização adequada; previsão é de que testes comecem dentro de 60 dias
Um dos radares fixos foi instalado na Avenida Maximiliano Baruto, próximo a Uniararas. Foto: Danilo Lima/Secom

O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) segue instalando os dispositivos eletrônicos de fiscalização de velocidade, como radares fixos e lombadas educativas e ostensivas. “Eles estão sendo ligados na rede elétrica e, depois, será implantado o sistema Prodesp que permitirá a emissão de multas. Daqui uns 60 dias vamos iniciar os testes”, afirma Valdir Albertini, diretor de trânsito.

Os radares fixos foram instalados em vias com grande fluxo de veículos como as Avenidas Loreto (sentido Centro – bairro), Maximiliano Baruto (próximo a Uniararas) e na Via Novela. Também estão nas principais entradas e saídas da cidade na Avenida Padre Alarico Zacarias e na Marginal (Norte e Sul).

“Nós temos seis radares fixos; quatro lombadas educativas, que não terão punição; e três ostensivas, com punição; além do radar de avanço de sinal vermelho”, explica Valdir. As lombadas ostensivas estarão nas entradas e saídas da Avenida Dona Renata, sentido Norte e Sul. Já as educativas, nos dois sentidos da Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, na Rua dos Antúrios e na Rua Francisco Leite, próximo à escola Hermínio Ometto.

Antes de começarem a funcionar, todos os dispositivos serão sinalizados conforme a resolução 798 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e divulgados nos canais de comunicação da Prefeitura.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Segurança Pública pelo telefone 3543-1547.

A fiscalização com controle de velocidade previne acidentes. Foto: Danilo Lima/Secom