Publicado em: 16/12/2022 às 11:25
Secretaria da Saúde alerta para aumento de casos de Covid e baixa cobertura vacinal entre bebês e crianças
Salas de vacina funcionaram em horário estendido ontem (15); agendamentos devem ser feitos diretamente nas unidades de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde alerta para a baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 entre crianças de seis meses a menores de cinco anos que devem ser imunizadas com a Pfizer baby. “Ontem (15) duas salas de vacina trabalharam em horário estendido, mas mesmo com agendamento, tivemos muitas faltas”, afirmou Margareth Pagotti, coordenadora de Vigilância em Saúde.

De 40 crianças que agendaram para receber a primeira dose da vacina no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto I – região leste), apenas 18 compareceram. “É muito preocupante, porque estamos registrando uma média de 100 casos positivos da doença por dia e, a grande parte na faixa etária entre seis meses e nove anos”, alertou Margareth.

Os responsáveis devem fazer o agendamento diretamente nas salas de vacina pessoalmente ou por telefone (veja relação abaixo), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. Em caso de dúvidas, o munícipe também pode entrar em contato com o Tele Saúde pelo WhatsApp (19) 99304-6907, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Vacina segura

A Pfizer baby é uma vacina segura e indicada por pediatras. O esquema vacinal é composto por três doses, sendo as duas iniciais administradas com quatro semanas de intervalo e a terceira, oito semanas depois.

Crianças e bebês que tiveram Covid-19 devem esperar 30 dias para receber o imunizante, que pode ser administrado simultaneamente com as vacinas de rotina.

Como todas as vacinas, pode haver reações como vermelhidão e dor no local da injeção; erupções cutâneas na região da aplicação; febre; mal-estar e vômito; dor de cabeça; irritabilidade e fadiga; falta de apetite. Caso o responsável perceba alguma dessas reações, deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima.

Salas de vacina:

- ESF Dr. Edmundo Ulson – R. Ângelo Francato, 393, Parque Tiradentes – (19) 3544-5232

- PAM Antônio Carlos Fabrício – R. Carpinteiro, S/N, José Ometto I – (19) 3544-3569

- PAM/ESF Francisco Cascelli – R. Melânia Baraldi Maróstica, 550, Parque das Árvores – (19) 3544-5424

- PAM Ênio Vitali – R. França, 99, Jardim Piratininga – (19) 3544-4280

- UBS Osvaldo Salvador Devitte – R. Presidente Castelo Branco, S/N, Narciso Gomes – (19) 3544-4974

- CRI (Centro de Referência Infantil) Dr. Hercio Arantes – Av. Washington Luiz, 545, Centro (ao lado da APAE) – (19) 3542-9909