Publicado em: 09/06/2022 às 16:00
Combate à Covid-19: uso de máscara volta a ser obrigatório ou recomendado em alguns locais de Araras
Por recomendação do Governo do Estado, determinação visa frear o avanço no número dos novos casos da doença na cidade

A Prefeitura Municipal de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, volta a considerar necessário o uso de mascará a fim de impedir o aumento nos casos de Covid na cidade, seguindo a recomendação do Governo do Estado de São Paulo.

O Decreto Municipal nº. 7.040 foi publicado nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial Eletrônico (Edição nº 1.851).

Uso recomendado para pessoas:

- Em locais abertos com grande aglomeração de pessoas

- Imunossuprimidas, gestantes, idosas, portadoras de doenças crônicas que estejam em ambientes abertos ou fechados onde não seja possível manter distanciamento mínimo de 1 (um) metro.

Uso obrigatório para pessoas:

- Em locais como hospitais, ambulatórios, unidades de pronto atendimento, pronto-socorro, centro de saúde, laboratórios clínicos, clinicas médicas; odontológicas, fisioterápicas e afins;

- Em transporte público, escolar, privado ou fretado, assim como os locais de embarque e desembarque;

- Em locais de permanência de idosos, como casas de repouso (profissionais e visitantes);

- Em locais fechados com grande aglomeração de pessoas;

- Para pessoas com doença respiratória suspeita ou confirmada;

- Em Escolas Fundamentais e instituições infantis (alunos e profissionais).

Além do uso de máscara, a Prefeitura recomenda maior atenção às medidas de higiene, como lavar as mãos, o uso frequente do álcool em gel, evitar frequentar locais onde haja aglomeração de pessoas e também a limpeza de itens usados no dia a dia, como o celular.

A Secretaria Municipal de Saúde salienta que a vacina é crucial para frear a doença no município, as doses estão disponíveis nos postos de saúde espalhados pela cidade, veja mais neste link.