Publicado em: 16/06/2021 às 14:55
Clube do Livro: “Ciranda de Pedra” é a discussão de junho
Publicada em 1954, obra da paulistana Lygia Fagundes Telles será debatida no dia 26 (sábado), a partir das 16h, pela plataforma Google Meet
Loucura, traição e morte estão presentes em “Ciranda de Pedra”

Neste mês de junho, o Clube do Livro de Araras terá como discussão a obra “Ciranda de Pedra”, da escritora paulistana Lygia Fagundes Telles. Publicado em 1954, o romance que explora características psicológicas das personagens será debatido no dia 26 (sábado), a partir das 16h, pela plataforma Google Meet.

Interessados em participar do bate-papo devem preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZOr1GCWBsI45IY6GPEexggM2LMxvDsqxMluhq6ntaLyw8lQ/viewform.

“O livro, dividido em duas partes, apresenta Virgínia e suas relações com o mundo, as descobertas, os medos, os segredos, as relações familiares, os amores, as separações, as frustrações, a liberdade e tudo que nos leva ao caminho do amadurecimento. A trama se passa em um contexto de classe média e classe média alta, com uma protagonista que avança, tropeça, revê o seu caminho e faz descobertas o tempo todo, questionando o que parece sólido e reavaliando se vale a pena seguir por determinadas direções ou investir em novos caminhos. Um livro essencial para quem quer conhecer um pouco mais dessa escritora tão importante para a literatura brasileira” comentou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Traduzida para várias línguas, “Ciranda” já foi adaptada para novelas em duas oportunidades, em 1981 e 2008, ambas exibidas pela Rede Globo.

Sinopse de “Ciranda de Pedra”

Quando um casal de classe média se separa, a caçula, Virgínia, é a única das três filhas que vai morar com a mãe. É do ponto de vista dessa menina deslocada e solitária que se narram os dramas ocultos sob a superfície polida da família. Loucura, traição e morte são as forças perversas que animam esse singular romance de formação, que já na época de seu lançamento, em 1954, chamou a atenção para o talento e a originalidade da literatura de Lygia Fagundes Telles. Saudado com entusiasmo por intelectuais como Antonio Candido, Paulo Rónai, Otto Maria Carpeaux e Carlos Drummond de Andrade, "Ciranda de Pedra" mantém-se há meio século como um dos livros mais amados da autora.

Atualmente com 98 anos, Lygia Fagundes Telles, também conhecida como “ a dama da literatura brasileira” e “a maior escritora brasileira viva”, integra a Academia Brasileira de Letras (ABL) e possui os prêmios Camões (2005) e Jabuti (1966, 1974, 1996 e 2001)

Lygia Fagundes Telles: quem é?

Nascida em São Paulo, em 1923, Lygia Fagundes Telles é uma das mais importantes escritoras brasileiras, autora de romances, contos e crônicas. Formada em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, atuou como Procuradora do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo. A autora é integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) e já foi agraciada com inúmeros prêmios ao longo da sua carreira, como o Prêmio Camões, Prêmio Afonso Arinos da ABL e Prêmio Guimarães Rosa, também é Doutora Honoris Causai pela Universidade de Brasília (UnB).

Sobre o Clube do Livro

O Clube do Livro de Araras é uma inciativa independente que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa começou em 2019 com os ararenses apaixonados por literatura Danton Favaretto e Isabella Spatti. As reuniões na Biblioteca Municipal Martinico Prado começaram no mês de dezembro do mesmo ano.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), os encontros do Clube passaram a acontecer de modo virtual. Outras informações sobre o Clube do Livro podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca).

Clube do Livro - Calendário de Leituras

Junho: “Ciranda de Pedra” - Lygia Fagundes Telles