Publicado em: 11/06/2021 às 14:21
Secretário explica estrutura e organização das unidades de Saúde de Araras
Santa Casa: atendimento de pacientes Covid-19 e casos graves. UPA 24h: pacientes de baixa e média complexidade. CAEM: funcionamento normal, com leitos da URC

Leitos da URC (Unidade de Retaguarda Covid) instalada no CAEM (Centro de Atendimento à Especialidades Médicas) Dr. Nelson Salomé, na região Leste

O secretário Municipal da Saúde, Agnaldo Piscopo, explicou a estrutura e a organização das unidades de Saúde de Araras neste momento de pandemia de Covid-19 (Sars-CoV-2).

Segundo o responsável pela pasta, os atendimentos médicos na cidade estão ocorrendo da seguinte maneira:

- Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Araras: atendimento de pacientes graves (Covid-19, Samu, Resgate e transferidos);

- UPA 24h Eliza Sbrissa Franchozza: atendimento de pacientes de média e baixa complexidade (cólica renal, alteração gastrointestinal, dor lombar, entre outros);

- CAEM (Centro de Atendimento à Especialidades Médicas) Dr. Nelson Salomé: funcionamento normal. Porém, com estrutura dividida: consultas agendadas e leitos Covid-19 da URC (Unidade de Retaguarda Covid) em ala isolada;

- Tendas: atendimentos de pacientes com suspeita de Covid-19 (exemplo, problemas respiratórios) até 19h. Após o fechamento das tendas, indivíduos serão diagnosticados na Santa Casa.

“A Secretaria da Saúde conta com um dinamismo muito intenso para atender os pacientes Covid ou não. Os atendimentos devem ser realizados de maneira adequada e com muita segurança. Não podemos atender um infectado com a Covid no mesmo local que um paciente com diarreia, por exemplo. Seria inadequado e irresponsável de nossa parte”, salientou Piscopo.

Outras informações sobre a organização das unidades de atendimento da Saúde podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.