Publicado em: 01/04/2021 às 13:54
Prefeitura de Araras recebe 1.100 máscaras de proteção desenvolvidas pelo Fab Lab
Ação faz parte de criação de projeto para o laboratório, por meio de parcerias entre Secretarias e outros segmentos da cidade
Prefeito Pedrinho Eliseu recebe máscaras desenvolvidas pelo Fab Lab

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Educação, está desenvolvendo novo projeto para o Fab Lab (Laboratório de Fabricação Digital), com a definição de objetivos e atividades que possibilitem seu funcionamento de maneira auto-sustentável.

“O Fab Lab é um projeto criado pela gestão anterior, que não foi desenvolvido. Por isso, estamos refazendo e reestruturando essa ideia de maneira que ela realmente funcione e traga benefícios em diversos âmbitos para o nosso município”, explicou a secretária de Educação, Heleine Vilas Boas.

Seguindo os objetivos propostos por esse projeto inovador que será implantado no laboratório, 1.100 máscaras de proteção foram entregues, nesta quarta-feira (31), para a Prefeitura, em uma parceria entre a Amadotec, empresa responsável pela instalação do laboratório e a Secretaria de Educação.

“Recebemos 300 máscaras prontas e desenvolvidas pelo Fab Lab e outras 800 máscaras já cortadas, que serão montadas no laboratório de Araras. Nosso objetivo é esse: ajudar na solução de problemas locais por meio de projetos , oferecendo nosso espaço, estrutura e tecnologia, em uma política intersetorial. Nesse caso específico, estamos ajudando a Saúde”, explicou.
Na próxima semana, os funcionários da Rede Municipal de Ensino vão participar de treinamento gratuito, oferecido pela empresa, para aprenderem a utilizar as máquinas e tecnologias.

“Esses funcionários farão, durante esse treinamento, a finalização das 800 máscaras que foram recebidas ontem. Essa parceria está sendo feita para que a gente construa um novo projeto com ações intersetoriais, com Educação, Saúde e outras Secretarias, valorizando esse espaço e devolvendo esse trabalho para a própria comunidade”, comentou Heleine.
Outro objetivo proposto pelo espaço, também é a interação direta com os alunos, que utilizarão as tecnologias do laboratório como forma de aprendizagem.

“Futuramente, iremos trazer alunos para utilizar as máquinas e aprender a trabalhar com toda essa parte digital. Queremos também trazer outros segmentos da nossa cidade, comércio e indústria, para fazerem treinamentos. Tudo isso será descrito nesse novo projeto, que está sendo desenvolvido por essa gestão” finalizou a secretária.

Participaram da entrega o CEO da Amadotec, Marcelo Amado, o prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, o secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo, a secretária da Educação, Heleine Vilas Boas, a Diretora Financeira  da Amadotec, Marina Amado e a arquiteta da Amadotec, Thais Fabrício.

Secom/PMA