Publicado em: 25/03/2021 às 13:22
Em live, Prefeito de Araras anuncia antecipação de feriados na cidade
Medida foi adotada devido às taxas de isolamento social registradas na cidade e ao agravamento da pandemia, com escassez de medicamentos sedativos e oxigênio medicinal
Agravamento da pandemia com aumento no número de internações, desabastecimento de medicamentos e oxigênio e baixo isolamento social durante a semana são principais motivos das medidas adotadas

CLIQUE AQUI para ver a ínegra da live

CLIQUE AQUI para acessar o Diário Oficial do Município (Decreto nº 6.845, publicado na edição nº 1543)

O Prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu anunciou, em live na noite desta quarta-feira (24), a antecipação de feriados municipais para a próxima semana. O objetivo da ação é diminuir a circulação de pessoas nestes dias, devido ao agravamento da pandemia em toda a região e o iminente desabastecimento de medicamentos e insumos médicos hospitalares, principalmente oxigênio medicinal.

De acordo com informações do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Governo de São Paulo, o índice de isolamento social é de aproximadamente 35% durante os dias da semana e de 50% aos domingos.

“De acordo com histórico do SIMI, desde o ano passado, os melhores índices de isolamento social são registrados aos domingos, com aproximadamente 50% de isolamento social e indicadores similares também aos feriados. Precisamos aumentar esses números, somente o isolamento social vai salvar vidas. Para quem diz que os feriados facilitarão que as pessoas se aglomerem, lembro que isso vai da consciência de cada um. Consciência tão necessária nesse momento”, explicou Pedrinho Eliseu.

Além da antecipação de feriados, a Prefeitura também intensificará a fiscalização, determinando a redução da quantidade de pessoas permitidas dentro de estabelecimentos comerciais considerados essenciais e fornecerá listas com o nome dos pacientes com a Covid-19 em fase transmissão, para que a Guarda Municipal também fiscalize quem está circulando pelas ruas.

“O comércio é a grande vítima de tudo isso, porque se tivéssemos outra cultura, de realmente só sair de casa quando necessário, fazer as compra e voltar para casa, o comércio poderia ficar aberto. Mas, não é isso que acontece. Vamos tentar durante esses sete dias, em um esforço coletivo com objetivo de melhorar a grave situação na qual nos encontramos”, disse Pedrinho sobre o assunto.

Durante a transmissão, o prefeito ressaltou ainda a preocupação com o desabastecimento de insumos e medicamentos. Isso porque, o Ministério da Saúde requisitou todo fornecimento de remédios utilizados para sedação de pacientes intubados e a distribuição desses suprimentos dependerá da logística do Governo Federal.

“Para se ter uma ideia, nossa cidade vizinha Limeira tinha hoje sedativos para apenas mais 4 horas e precisaram pedir empréstimos para outras cidades da região, inclusive para Araras, que infelizmente não pôde ajudar. Minha preocupação é, se o Ministério requisitou, como se dará a logística para que esses insumos cheguem aos 5.600 municípios brasileiros com agilidade e a tempo de salvar vidas? Porque se eles não chegarem, todo esforço que fizemos até aqui pode ser em vão”, explicou o prefeito.

O desabastecimento de sedativos pode acarretar sérios problemas para os pacientes intubados ou que necessitarem de intubação. Isso porque, se um paciente nessa situação acordar, poderá se debater e tentar tirar os tubos, que se prolongam até o pulmão. Outro problema é o impedimento de intubar um paciente consciente, sem sedativos.

Durante a transmissão, o prefeito de Araras também ressaltou a importância de agilizar a vacinação contra o novo coronavírus para que vidas sejam preservadas..

“Precisamos focar nossos esforços em cobrar do Governo Federal que as vacinas cheguem com mais agilidade. Esse é o caminho para sairmos dessa pandemia. Podemos observar isso na prática: nos grupos etários em que as duas doses foram aplicadas, nenhuma morte foi registrada depois da imunização”, declarou Pedrinho.