Publicado em: 26/01/2021 às 17:25
Avaliação de Densidade Larvária aponta índice satisfatório em Araras
Com base nas amostras coletadas pelo Setor de Endemias neste mês, percentual foi de 0.9; mais de 1.800 imóveis foram visitados na cidade
Das 20 amostras coletadas, 19 foram identificadas sendo larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Setor de Endemias, realizou neste mês uma ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que tem o objetivo acompanhar os níveis de infestação das várias áreas do município e identificar os recipientes existentes, pesquisados e positivos.

Com base nas amostras coletadas, o índice larvário ararense foi de 0.9, considerado satisfatório, segundo o Programa Nacional de Controle da Dengue. Ao todo, mais de 1.800 imóveis foram visitados pelos agentes epidemiológicos, sendo coletadas 20 amostras larvárias, dessas 19 foram identificadas sendo larvas do Aedes aegypti.

“Os criadouros encontrados foram eliminados no ato da visita. Após a identificação, os agentes irão retornar nos imóveis para informar aos moradores que as larvas encontradas eram do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além de reforçar a orientação quanto à necessidade de atenção diária na eliminação dos criadouros em seu imóvel”, comentou a coordenadora de Endemias e Zoonoses, Luciana Bianco.

Programa Nacional de Controle da Dengue

A classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue é a seguinte: índices até 1, são satisfatórios; de 1 a 3,9, envolvem estado de alerta; e acima de 3,9, de risco. “Estamos bem próximos à fase de alerta, portanto diante desse cenário, tanto nossa equipe quanto toda a população deve redobrar a atenção na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito. Neste ano, até o momento, nossa cidade conta com dois casos autóctones de dengue”, completou a coordenadora.

Em 2020, nas duas avaliações realizadas durante o ano – janeiro e outubro, os índices foram de 1,3 (alerta) e 0,2 (satisfatório), respectivamente. No ano, Araras teve 887 casos confirmados de dengue – 873 autóctones e 14 importados.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3132-0575.