Publicado em: 20/01/2021 às 15:51
Covid-19: Araras está pronta para início da vacinação
Imunizações estão previstas para acontecer até a sexta-feira (22), no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger; 860 profissionais da saúde serão vacinados nesta 1ª etapa

Tendas servirão de apoio para os profissionais que irão aplicar as vacinas no sistema drive thru, dentro dos veículos

Uma ótima notícia para o povo ararense. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, montou a estrutura para iniciar a vacinação contra a Covid-19 (Sars-CoV-2) na cidade.

As imunizações estão previstas para acontecer até a sexta-feira (22), no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger. Nesta 1ª etapa, a vacinação será para 860 profissionais da saúde, que atuam na “linha de frente” do combate à doença. Ao todo, 1.720 doses serão destinadas a este grupo prioritário, duas para cada pessoa.

“A vacinação pode ser antecipada para a quinta (21), porém, estamos no aguardo do recebimento das vacinas por parte do Governo do Estado. Chegando o material, as imunizações começam logo em seguida. Será uma grande operação para oferecer a única esperança em mudar este cenário da pandemia”, comentou o secretario de Saúde, Agnaldo Piscopo.

As próximas etapas da vacinação serão estabelecidas de acordo com o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

Logística da vacinação

Segundo a Secretaria da Saúde, a logística da vacinação terá o auxílio de vários setores da Prefeitura e instituições da cidade. “A força-tarefa será composta de profissionais da Vigilância Epidemiológica, educadores físicos e de voluntários do curso de Enfermagem, da Fundação Hermínio Ometto, além do pessoal da Tecnologia da Informação, do Demutran e da Guarda Civil Municipal”, acrescentou o secretário.

Sendo assim, os educadores físicos serão responsáveis pelo fluxo das filas, os dentistas, pelos cadastramentos, os profissionais da VE e da FHO, pelas aplicações das vacinas, o TI, pelo suporte técnico e os agentes de trânsito e gcms, pela segurança.

“Pedimos, que somente às pessoas que irão receber as vacinas, compareçam ao Ginásio, para evitar aglomerações. Afinal, a pandemia ainda não acabou”, completou Piscopo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522 (Secretaria da Saúde).

Mesas no interior do Ginásio serão para aplicações presenciais