Publicado em: 30/11/2020 às 18:30
Covid-19: Araras é uma das cidades que está em alerta no Estado após aumento de internações
Todos os municípios do Estado voltaram à Fase Amarela do Plano SP nesta segunda-feira (30); prefeito em exercício Carleto Denardi participa de videoconferência nesta terça-feira (1°) com o governador João Doria

Araras é uma das 62 cidades que está em estado de alerta no Estado de São Paulo após aumento de internações relacionadas à covid-19, doença ocasionada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). A lista foi divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Governo do Estado, mesmo dia em que todos os municípios paulistas foram reclassificados e retornaram à Fase Amarela do Plano SP, com medidas mais restritivas no combate à pandemia.

O estado de alerta, de acordo com o Governo do Estado, envolve as “cidades que apresentaram maiores taxas de aumento de internação e ocupação de leitos por pacientes contaminados pelo coronavírus”.

“A pandemia não acabou e não devemos relaxar nos cuidados. Preservar vidas continua sendo a principal missão desta administração diante da pandemia do novo coronavírus e continuamos adotando ações nesse sentido”, disse o prefeito em exercício de Araras, Carleto Denardi.

Ele, que assumiu o cargo durante o período de licença do prefeito Junior Franco, participa nesta terça-feira (1°) de videoconferência com o governador João Doria e demais prefeitos dos municípios que estão em estado de alerta para discutir medidas adicionais e conjuntas para combater a covid-19.

Na última sexta-feira (27), Araras contabilizava 16 pacientes internados em decorrência da covid-19 – somando casos confirmados e suspeitos. O número é o maior registrado durante todo o mês passado. Ao todo, a cidade registrou oito óbitos relacionados à doença em novembro.

Fase Amarela

Com o retorno de todos os municípios paulistas à Fase Amarela do Plano SP, medidas mais restritivas voltam a vigorar em todo o Estado a partir desta quarta-feira (2). O anúncio foi feito pelo Governo Estadual, durante coletiva realizada segunda-feira (30).

Com isso, comércio, bares, restaurantes, salões de cabeleireiros, barbeiros e academias de ginástica continuam autorizados a funcionar por até 10 horas diárias - contínuas ou fracionadas, seguindo restrição de público e de horário, além de distanciamento e protocolos de higiene específicos.

O horário limite para consumo em bares, restaurantes e similares se mantém até as 22h, com música ao vivo e eventos liberados, seguindo os protocolos previstos no Plano SP, como ocupação máxima de 40%, proibição de atividades com o público em pé, distanciamento mínimo, entre outras exigências previstas.

Araras estava classificada na Fase Verde desde o dia 9 de outubro, junto dos outros municípios que integram a região de Piracicaba. De acordo com o Governo do Estado, novas mudanças podem ser feitas a qualquer momento, se houver piora nos índices de saúde. O cumprimento da medida estadual é fiscalizado nas cidades pelo Ministério Público local.