Publicado em: 24/11/2020 às 17:03
Nova sede do Cras Sul será inaugurada nesta sexta-feira
Centro de Referência da Assistência Social da região sul continuará no bairro Belvedere; novo endereço fica na esquina da Avenida Governador Garcez com a Rua Vital Brasil e atendimentos começam na segunda-feira (30)
Prédio da prefeitura, onde já funcionou o Centro de Controle de Zoonoses, foi reformado para ser  a nova sede do Cras Sul.

O prédio que já abrigou o Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Belvedere, será o novo endereço do Cras Sul (Centro de Referência de Assistência Social) Irmã Annadora Sironi. O imóvel pertencente à Prefeitura Municipal, localizado na esquina das avenidas Governador Garcez com a Vital Brasil, estava desocupado e passou por ampla reforma antes de ganhar a nova função.

As obras no local começaram em julho deste ano e contaram com investimentos repassados pela Justiça, provenientes de penas de prestação pecuniárias da Vara Criminal de Araras. Não houve utilização de recursos do município nas melhorias. No final do mês de setembro, a construtora responsável entregou a chave do imóvel à Secretaria de Assistência Social.

Até a última segunda-feira (23), o Cras Sul atendeu na Rua Henrique Dias, 314, também no Belvedere. Com os serviços interrompidos na antiga unidade por conta da mudança, os outros Cras da cidade e a Secretaria de Assistência Social estão absorvendo a demanda até o início das atividades no novo endereço, o que acontece na próxima segunda-feira (30).

A inauguração da nova sede será às 10h desta sexta-feira (27) e o evento contará com a presença do prefeito Rubens Franco Júnior e da secretária municipal de assistência social Delcina Maria de Souza Teixeira, entre outros representantes da atual administração, respeitando, no entanto, as exigências para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus.

“Essa é mais uma alteração de endereço dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social. As mudanças visam primeiramente oferecer melhores condições aos atendidos e o melhor é que ao mesmo tempo, nesse caso, conseguimos economizar verba municipal, uma vez que deixamos um prédio alugado para atuarmos em prédio próprio da administração”, afirmou Delcina.

Ainda segundo a secretária, “o Cras Sul está melhor localizado, seguindo todas as normas de acessibilidade, e mais estruturado para proporcionar atendimento adequado à população. Ele permitirá o referenciamento de 5 mil famílias da área de cobertura, sendo 900 atendimentos por mês, número que aumentou consideravelmente por conta da pandemia”.

O local é um espaço público municipal de concretização dos direitos socioassistenciais, onde a população ararense da região sul da cidade, em situação de risco e vulnerabilidade social, é acolhida e onde são disponibilizados os serviços de proteção básica e feitos os encaminhamentos necessários.

As principais vulnerabilidades atendidas pelo Cras são riscos e vulnerabilidade temporários, desemprego, qualificação profissional insuficiente, necessidade de acesso a programas e benefícios, insegurança alimentar (fome), renda insuficiente para sobrevivência, entre outros. Para os assitidos, são ofertados atendimentos individuais para escuta, entendimento das demandas, encaminhamentos, acompanhamento, palestras e outras atividades desenvolvidas com parceiros da rede de serviços.

O objetivo do Cras também é promover e fortalecer os vínculos familiares. A equipe de referência do Cras Sul, fundado em junho de 2012 em Araras, é atualmente composta por dois assistentes sociais, uma psicóloga e uma coordenadora. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e o telefone é o 3544-7345.

Nova sede do Cras Sul “Irmã Anadora Sironi”

Endereço: Avenida Governador Garcez, 137, Belvedere

Início das atividades: 2ª feira, 30 de novembro de 2020