Publicado em: 29/10/2020 às 12:46
Covid-19: carreta funciona neste sábado com 400 testes para pessoas que não têm sintomas da doença
Serviço funciona normalmente nesta sexta-feira (30), ponto facultativo pelo Dia do Servidor Público, e também no sábado (31), na Praça Jorge Assumpção; na terça-feira (3), carreta volta para a frente do Ginásio de Esportes
Carreta permanece na Praça Jorge Assumpção até este sábado (31): na terça (3), testagem volta a acontecer em frente ao Ginásio de Esportes

A carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras para a realização de exames de covid-19 disponibiliza mais 400 testes para pessoas que não têm sintomas da doença neste sábado (31).

A testagem acontece na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1, e as senhas começam a ser distribuídas às 7h. Os exames acontecem das 8h às 16h, seguindo agendamento prévio informado nas próprias senhas.

Desde a última segunda-feira (26), a carreta está no local realizando testes de pessoas com sintomas, que passaram pela tenda sentinela e tiveram o exame agendado pela equipe da Secretaria da Saúde, além de ações especiais para assintomáticos. São 100 testes por dia para quem não tem sintomas da covid – o serviço segue nesta quinta (29) e esta sexta-feira (30), mesmo sendo ponto facultativo por conta do Dia do Servidor Público.

Na segunda (2), Dia de Finados, não haverá testagem. Já na terça (3), a carreta volta para a Praça Roberto Mercatelli, em frente do Ginásio de Esportes, onde permanece com a testagem de pacientes com suspeita da doença e também um limite de 100 senhas diárias para exame de assintomáticos.

O serviço de testagem em massa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e a ação faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

A carreta já passou também pelo Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto e pela sede da Polícia Militar de Araras, na Vila Dona Rosa Zurita.

Como são os exames

Realizados a partir de uma pequena amostra de sangue, retirada de um furo no dedo, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, se a pessoa já foi infectada e se está em fase de transmissão da doença ou não.

Os exames são destinados prioritariamente a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias. Eles devem procurar a tenda sentinela localizada na área externa da Santa Casa de Misericórdia ou a UPA 24h para passarem por avaliação médica e terem o exame agendado, de acordo com a data de início dos sintomas. Os pacientes são comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo sem apresentarem sintomas.

A Secretaria da Saúde realiza também atividades de testagem específicas para assintomáticos, com número limitado de senhas diárias.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).