Publicado em: 26/10/2020 às 17:46
Covid-19: carreta itinerante está na Praça Jorge Assumpção, com 100 testes diários para pessoas sem sintomas
No próximo sábado (31), mais 400 testes estarão disponíveis na carreta para quem não tem sintomas da doença; casos suspeitos continuam sendo testados diariamente, mediante agendamento
Horário de atendimento é das 8h às 16h. Pessoas com ou sem sintomas da covid-19 podem fazer teste gratuito na carreta.

A partir desta segunda-feira (26), a carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras para a realização de exames de covid-19 está instalada na Praça Jorge Assumpção, zona leste da cidade, onde fica até o próximo sábado (31).

No local, continua sendo feita a testagem por agendamento, de pessoas que tem sintomas da doença e que são encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, pessoas assintomáticas, ou seja, sem sintomas da doença causada pelo novo coronavírus, também podem fazer o teste que identifica se já tiveram ou não contato com o vírus e se estão ou não em fase de transmissão da doença.

Nesses casos de pessoas sem sintomas, não é necessário realizar agendamento, ou seja, basta se dirigir até a carreta portando documento de identificação e o cartão do SUS, pra quem tiver. De segunda a sexta-feira estarão disponíveis 100 exames para atender essa livre demanda de assintomáticos. Já no sábado (31) essa quantia será ainda maior, com 400 testes gratuitos disponibilizados.

O serviço de testagem em massa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e a ação faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

A carreta já passou também pela Praça Dr. Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Rüegger; pelo Parque Ecológico Gilberto Rüegger Ometto; e pela sede da Polícia Militar de Araras, na Vila Dona Rosa Zurita. A Praça Jorge Assumpção, atual endereço da carreta, é fica no final da Avenida Augusta Viola da Costa, no bairro José Ometto.

Como são os exames

Realizados a partir de uma pequena amostra de sangue, retirada de um furo no dedo, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, se a pessoa já foi infectada e se está em fase de transmissão da doença ou não.

Os exames são destinados prioritariamente a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias. Eles devem procurar a tenda sentinela localizada na área externa da Santa Casa de Misericórdia ou a UPA 24h para passarem por avaliação médica e terem o exame agendado, de acordo com a data de início dos sintomas. Os pacientes são comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo sem apresentarem sintomas.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).