Publicado em: 22/10/2020 às 16:26
Covid-19: testagem de pessoas sem sintomas da doença acontece também neste sábado
Serão 400 exames disponíveis na carreta itinerante que está em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Rüegger; senhas começam a ser distribuídas às 7h e testes acontecem das 8h às 17h
Carreta permanece em frente ao Ginásio de Esportes até este sábado: na semana que vem, testagem acontece na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1

A testagem de pessoas que não têm sintomas da covid-19 continua neste sábado (24) na carreta itinerante, em frente ao Ginásio de Esporte Nelson Rüegger. A ação já está acontecendo desde a última segunda-feira (19) no local e vai ser estendida para atender quem não tem condições de fazer o exame durante a semana.

Coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, a testagem em massa faz parte da estratégia adotada pela Prefeitura para avaliar a evolução da doença e também indicadores epidemiológicos na cidade.

Ao todo, serão mais 400 cadastros disponibilizados pela Prefeitura para testes de assintomáticos no sábado. As senhas começam a ser distribuídas a partir das 7h e os exames acontecem das 8h às 16h, no local, seguindo horários agendados e informados nas senhas. Os interessados devem procurar a equipe da Secretaria da Saúde, que fica na tenda ao lado da carreta.

A pasta define a quantidade de exames para assintomáticos de acordo com a demanda do serviço, que é destinado principalmente para testagem de pessoas com suspeita da covid-19. Esses pacientes que apresentam sintomas como febre e problemas respiratórios devem procurar atendimento médico na tenda sentinela da Santa Casa e na UPA 24h e são testados após triagem da equipe da Saúde, responsável também pelo agendamento dos exames.

Quem está com suspeita da doença, portanto, não deve procurar diretamente a carreta, e sim as unidades específicas para atendimento covid-19. Familiares e pessoas que tiveram contato próximo com pessoas que testaram positivo também fazem o exame.

A carreta iniciou os trabalhos no último dia 8 de setembro e já realizou mais de 13 mil exames – quase 3 mil deles envolvem pessoas sem sintomas da doença. A partir de segunda-feira (26), ela estará na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1.

Como são os testes na carreta

Realizados a partir de uma pequena amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

Com a ampliação da testagem, o número de confirmações da doença na cidade tende a aumentar também, o que não significa necessariamente piora nos índices e sim redução na subnotificação dos casos. A testagem em massa vai ser importante também para traçar estatísticas mais detalhadas e específicas sobre a doença na cidade.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).