Publicado em: 13/10/2020 às 12:18
Covid-19: carreta itinerante de testagem está no estacionamento da sede da PM, na Vila Dona Rosa
Mudança faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para traçar o perfil epidemiológico da doença, que servirá para avaliar o trabalho já realizado no combate ao novo coronavírus na cidade
Carreta está no estacionamento da Polícia Militar de Araras, na Rua Alan Kardec, s/n, Vila Dona Rosa

A carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras, por meio de licitação, para a realização de exames de covid-19 está agora no estacionamento da sede da Polícia Militar, na Vila Dona Rosa Zurita. O serviço de testagem em massa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e já aconteceu no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger e também no Parque Ecológico.

A mudança no local faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

Até o momento, segundo informações da pasta, mais de 10,9 mil testes já foram feitos pela equipe da carreta, que iniciou os trabalhos na cidade há pouco mais de um mês. A Prefeitura, no entanto, já vinha testando também pacientes com suspeita de covid-19, seguindo o protocolo elaborado pela Secretaria da Saúde e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, em março deste ano.

Os exames são destinados prioritariamente a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias. Eles devem procurar a tenda sentinela localizada na área externa da Santa Casa de Misericórdia ou a UPA 24h para passarem por avaliação médica e terem o exame agendado, de acordo com a data de início dos sintomas. Os pacientes são comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo sem apresentarem sintomas.

Pessoas sem sintomas

Além da testagem dos pacientes suspeitos, a Secretaria Municipal da Saúde também realiza ações especiais para disponibilizar exames a pessoas que não têm sintomas da doença. Ao todo, já foram testados mais de 2 mil assintomáticos em três etapas – 508 deles no último sábado (13), durante mobilização realizada no Parque Ecológico. Na ocasião, 28 pacientes testaram positivo – 16 ainda em período de transmissão da doença e outros 12 já fora dele.

Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).