Publicado em: 23/09/2020 às 16:27
Biblioteca Municipal reabre para empréstimos e devoluções de livros
Funcionamento do espaço público é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, respeitando todos os protocolos de higiene e distanciamento social para o combate à covid-19
Atendimento é realizado na entrada da Biblioteca, respeitando o distanciamento social e a obrigatoriedade de utilização de máscara

Após seis meses com atendimento ao público suspenso devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19, a Biblioteca Municipal Martinico Prado está reaberta para empréstimos e devoluções de livros.

O funcionamento do espaço público é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, respeitando todos os protocolos de higiene e distanciamento social para o combate à covid-19. Os serviços internos, como ajustes do acervo e catalogação de materiais, estavam ocorrendo normalmente no local.

Os usuários não têm acesso ao interior da Biblioteca. Eles são atendidos pelos funcionários na porta do local, que fica do lado da Rua América, respeitando o distanciamento social e a obrigatoriedade de utilização de máscaras, tanto para os funcionários quanto para os leitores.

Segundo a direção, os livros devolvidos pelos usuários serão higienizados e ficarão em quarentena por 14 dias. Após esse prazo, eles estarão disponíveis para empréstimo novamente. No período de paralisação, 568 livros estavam em posse dos leitores da Biblioteca. Ao longo da quarentena, todos os exemplares foram renovados automaticamente, sem a cobrança de multas aos usuários.

A direção reforça que a entrega dos materiais não precisa ser imediata, mas se algum leitor quiser permanecer com o livro deve renovar o empréstimo por telefone 3551-1534.

Os leitores podem consultar o catálogo no site da Prefeitura – www.araras.sp.gov.br/biblioteca. A reserva de livros pode ser solicitada por telefone ou pelo e-mail biblioteca.municipal@araras.sp.gov.br. Os empréstimos são válidos por 14 dias, com renovações por telefone.

Áreas comuns

As áreas comuns da Biblioteca Municipal, como o Salão Nobre, que é utilizada como sala de estudos, e a sala de informática estão funcionando com capacidade limitada, seguindo o Plano São Paulo – estratégia de retomada do Governo do Estado durante a pandemia do novo coronavírus.

Entre as principais precauções estão o respeito à capacidade máxima de 40% do total, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Praça Dr Narciso Gomes, s/nº, no Centro.