Publicado em: 27/08/2020 às 15:50
Vacinação contra o sarampo segue até o dia 31
Imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas seis unidades da rede municipal que possuem sala de vacina

A Secretaria Municipal de Saúde segue com a campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 31 de agosto, nas seis unidades da rede municipal que possuem sala de vacina. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, a meta é vacinar 36,5 mil pessoas de 30 a 49 anos, que devem receber a dose mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente. Até o momento, apenas 4.211 pessoas desta faixa etária já foram vacinadas.

A imunização também é destinada a quem tem entre seis meses e 29 anos, e ainda não tomou as duas doses da vacina – até o momento, foram 420 pessoas vacinadas nesta faixa etária. Ararenses de outras idades que não estão com a dose contra o sarampo atualizada também poderão comparecer aos postos, levando a caderneta para avaliação e registro.

A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, no PAM Antônio Carlos Fabricio (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e Centro  Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

Sintomas

Os sintomas mais comuns de sarampo são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo).

Podem ocorrer outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia. Como não existe tratamento específico, os sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento destes sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Em caso de suspeita ou dúvidas, os ararenses podem entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3543-1522.