Publicado em: 10/08/2020 às 16:45
Conselho Tutelar já atende em nova sede
Órgão que zela pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente abriu as portas em novo endereço nesta segunda-feira (10); atendimento continua no Centro da cidade, onde funcionava o Creas
Nova sede está de portas abertas na Rua Ferdinando Delamain, 190, Centro

A nova sede do Conselho Tutelar está oficialmente de portas abertas a partir desta segunda-feira (10). O órgão continua funcionando no Centro da cidade, mas deixou o prédio na Rua Benjamin Constant, 487, e passou a atender na Rua Ferdinando Delamain, 190, onde até recentemente estava instalado o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

A secretária de Assistência Social, Delcina Maria de Souza Teixeira, visitou as novas instalações. “A mudança acontece por meio de parceria entre a Prefeitura e o Conselho Tutelar. O novo prédio é mais amplo e foi adaptado para oferecer mais recursos para o atendimento aos munícipes”, completou.

No local, cinco conselheiros atendem às demandas da cidade, auxiliados por dois estagiários, uma recepcionista e um auxiliar geral. Apesar de estar vinculado à Secretaria de Assistência Social, que presta todo o suporte necessário, o Conselho Tutelar é um órgão autônomo, além de permanente e não jurisdicional. Ou seja, não executa, mas é o encarregado pela sociedade de zelar e exigir o cumprimento dos direitos das crianças até 12 anos incompletos e dos adolescentes até 18 anos.

“Por conta da pandemia do novo coronavírus, tivemos um aumento na procura pelo atendimento prestado pelo Conselho Tutelar. Sem as escolas e com o isolamento social, as crianças e adolescentes estão trancadas em casa e, muitas vezes, acabam passando mais tempo com seus agressores, que geralmente são parentes próximos. É preciso que procurem ajuda e que a população denuncie. Estamos sempre prontos a ajudar e a exigir a proteção e os direitos desses jovens”, disse a presidente Istael Milinski.

Em Araras, o Conselho Tutelar atua desde 1994 e, desde então, já passaram por ele nove colegiados. O último a assumir foi eleito em janeiro de 2020 e tem Istael Milinski como presidente, Felipe Cesar como vice-presidente, Juciel Silva como secretário, além das conselheiras Célia Barros e Fátima Barbieri.

O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também há sistema de plantão 24h, todos os dias da semana, quando os chamados chegam por outros órgãos, como as delegacias de polícia, por meio do disque 100. Além dos atendimentos presenciais, é possível entrar em contato com o Conselho Tutelar de Araras, para denúncias e informações, pelo telefone (19) 3542-0563.