Publicado em: 30/07/2020 às 17:20
Com estrutura nova, Centro Pop e Creas ampliam serviços oferecidos à população
Imóvel foi entregue nesta quinta-feira (30) para garantir melhor acolhimento à população em situação de rua ou em situação de risco
Autoridades municipais e funcionários fizeram o descerramento das placas do Centro Pop e Creas nesta quinta-feira (30)

A Prefeitura de Araras entregou nesta quinta-feira (30) as novas instalações do Centro Pop Dr. Narciso Gomes (Centro de Referência Especializado para população em situação de rua) e do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social).

O evento contou com a presença do prefeito Junior Franco, do vice-prefeito Carleto Denardi, da primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade), Daniela Franco, dos vereadores Deise Olímpio, Marcelo de Oliveira e Romildo Benedito Borelli, além da secretária de Assistência Social, Delcina Maria de Souza Teixeira, que apresentou as estruturas reformadas e comemorou a mais recente conquista do município.

“A assistência social oferece à população de Araras o serviço de proteção social básico e o especial. O especial está sendo ampliado em nossa cidade, tanto com reformas nos espaços físicos, como na oferta de serviços. Permitindo que se tornem ainda mais humanizados”, completou.

O imóvel na Rua Visconde do Rio Branco, 675, no Centro, já sediava o Centro Pop, onde os moradores de rua são acolhidos diariamente. Após as obras de melhorias e adequações, passa a receber também pessoas em situação de risco, trabalho até então realizado na antiga sede no Creas, na Rua Ferdinando Delamain.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas ficou responsável pelas obras de readequação do prédio, que é alugado pela Prefeitura de Araras. A reforma do espaço incluiu reparos, adequações de acessibilidade, pintura e a instalação de divisórias para um novo layout.

“Uma importante realização de inclusão social e mais um trabalho em prol da população de Araras que precisa de acolhimento, precisa de ajuda. Quero parabenizar a todos os envolvidos e os funcionários, porque é um trabalho feito com muito amor”, finalizou o prefeito Junior Franco.

Centro Pop

O Centro Pop é a principal referência em assistência às pessoas em situação de rua em Araras. Inaugurado em 2016, funciona com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissionais da enfermagem, orientador social, entre outros.

No local, os moradores de rua são acolhidos para fazer a higiene pessoal e de seus pertences, nos banheiros e lavanderia reformados e exclusivos para esse fim. A eles também são oferecidos café da manhã, roupas e cobertores, além de máscaras e álcool gel. Há ainda um local para desenvolvimento de oficinas e grupos que será compartilhado pelo Centro Pop e Creas.

O espaço para dormitórios, no entanto, deixou de existir no local. Mas a Prefeitura continua oferecendo esse abrigo por meio de parceria firmada com a Casa Betânia, que disponibiliza espaço para receber os moradores por até seis meses – período para que eles consigam reestruturar a vida e resgatar vínculos familiares. Em breve, essa parceria disponibilizará mais vagas para pernoite no Centro de Convivência da Terceira Idade Hilda Masson Bordin Maretto (antiga AABB). O espaço de acolhimento provisório é por conta da pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19.

Além disso, a Prefeitura também é parceira do IDE (Instituto de Difusão Espírita) no albergue, que oferece vagas para pernoite. Moradores de rua que não são de Araras recebem encaminhamento para retornarem às cidades de origem.

Creas

Implantado no município em 2011, o Creas acolhe indivíduos e famílias em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos no âmbito da Assistência Social. São crianças, adultos e idosos vítimas de violência física, psicológica e sexual, abuso e exploração, discriminação, negligência, abandono, entre outros.

A equipe técnica é composta por assistentes sociais e psicólogos, que articulam a oferta de serviços com a Saúde, Educação, Habitação e Programas Sociais de acordo com a demanda de cada atendimento.

“No novo espaço, o Creas passa a ter a sala de escuta. Um ambiente isolado e preparado para ouvir as demandas dos assistidos, com segurança e privacidade. Apesar da pandemia do coronavírus, os serviços ofertados continuam funcionando normalmente. Com os devidos cuidados, estamos de portas abertas, já em novo endereço”, concluiu Lucimara Silva, diretora da Proteção Social Especial.

Autoridades e quipe técnica do Centro Pop, que acolhe pessoas em situação de rua

Autoridades e equipe técnica do Creas, que acolhe pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social