Publicado em: 09/07/2020 às 16:13
Assistência Social amplia locais de atendimento para pessoas em situação de rua
São 57 leitos distribuídos na cidade para que não haja aglomerações por conta da pandemia do novo coronavirus; abrigo emergencial está sendo instalado no Centro de Convivência da Terceira Idade Hilda Masson Bordin Maretto

A Secretaria Municipal de Assistência Social disponibiliza atualmente três locais para acolher pessoas em situação de rua, especialmente nas noites mais frias. São 57 leitos distribuídos na cidade para que não haja aglomerações por conta da pandemia do novo coronavirus.

O Centro Pop, órgão ligado à Secretaria de Assistência Social, continua com seu trabalho de abordagem social e acompanhamento técnico. Enquanto que o serviço de acolhimento dos moradores em situação de rua é feito por entidades que firmaram convênio com a Prefeitura, oferecendo um número maior de vagas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social elaborou um Plano de Contingenciamento para esse público em situação de rua, que inclui a disponibilidade de novas vagas em locais organizados para esse fim.

Um desses locais de acolhimento é um abrigo emergencial que está sendo instalado pela Prefeitura no Centro de Convivência da Terceira Idade Hilda Masson Bordin Maretto (antiga AABB). O abrigo, localizado na Avenida José Ometto, faz parte de um serviço viabilizado por meio de um Termo de Colaboração com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Casa Betânia. Nos próximos dias o local vai oferecer 15 vagas.

Outro local para acolhimento de moradores de rua é a própria Casa Betânia, localizada na Rua América, no Centro da cidade, entidade que a Prefeitura também mantém convênio e hoje oferece 20 leitos. E o terceiro local que disponibiliza 12 leitos para esse público é o IDE (Instituto de Difusão Espírita), na Rua Emílio Ferreira, no Centro.

Plano de Contingenciamento

O Plano de Contingenciamento elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social mantém parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que oferece vacinação contra a gripe e atendimento médico. O acolhimento no Centro de Convivência da Terceira Idade e na Casa Betania vai oferecer quatro refeições diárias, toda a estrutura para dormitório, higiene pessoal e lavagem de roupas, e também ofertará atividades com uma equipe de técnicos para que eles permaneçam no local nesse momento de isolamento.

O Plano de Contingenciamento contempla também uma área reservada para o isolamento de pessoas com suspeita de contaminação pela covid-19, com profissionais da saúde monitorando esses pacientes.

O encaminhamento para o serviço de acolhimento é realizado pela equipe técnica de abordagem social do Centro Pop, porta de entrada para o direcionamento do usuário. A Secretaria Municipal de Segurança, como parte integrante do Plano, vai cuidar da segurança do acolhimento implantado emergencialmente pela Prefeitura.

Desde o início da pandemia, o Centro Pop e as Organizações da Sociedade Civil, que possuem convênio com a Prefeitura, passaram a tomar cuidados especiais como medidas de prevenção, como a restrição do fluxo diário de entrada e saída de pessoas estranhas aos serviços; restrição de saídas desnecessárias, especialmente dos idosos e de outros grupos de risco; evitar aglomeração de pessoas em refeitórios, quartos e outros espaços, observando a recomendação de distância de pelo menos um metro entre camas e pessoas; além da limpeza e higienização intensa destes ambientes.

Os locais são abastecidos com doações de peças e cobertores arrecadados pelo Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras, além de parcerias com ONGs, igrejas e voluntários da cidade.

Mais informações sobre o encaminhamento de pessoas em situação de rua devem ser obtidas no Centro Pop, pelo telefone 3547-6672.

Abrigo emergencial que está sendo instalado pela Prefeitura no Centro de Convivência da Terceira Idade Hilda Masson Bordin Maretto (antiga AABB). Nos próximos dias o local vai oferecer 15 vagas.