Publicado em: 19/06/2020 às 16:03
Dengue: nebulização acontecerá no Parque Industrial e no Jardim Cândida na semana que vem
Ação é específica e realizada apenas quando há confirmações de casos da doença, em áreas próximo à residência do paciente

Ações específicas de combate à dengue acontecem nas várias regiões da cidade que contabilizam casos positivos da doença. Nesta segunda-feira (22), de acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, a nebulização acontecerá no Parque Industrial e na terça (23) no Jardim Cândida. A nebulização é realizada apenas quando há confirmações de casos da doença, em áreas próximas à residência do paciente, para eliminar mosquitos Aedes aegypti adultos.

A ação complementa a atividade de busca ativa, que elimina larvas do inseto, principal transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Durante a atividade, os moradores devem aguardar do lado de fora da residência, manter portas e janelas do imóvel abertas, retirar roupas do varal, guardar alimentos e cobrir utensílios domésticos. É necessário que as pessoas usem máscaras faciais e evitem aglomeração para prevenção também contra a covid-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A coordenadora do Setor de Controle de Endemias Luciana Cristina Coelho Bianco reforça a participação da população na eliminação de criadouros do mosquito. “É importante eliminar recipientes com possam acumular água e tomar muito cuidado com água armazenada, mesmo que de reúso”, destacou Luciana.

Segundo o último balanço da Saúde, Araras contabiliza 835 casos confirmados de dengue – entre eles, 824 autóctones (contraídos no próprio município) e 11 importados. Outras 37 suspeitas aguardam resultados para diagnóstico dos casos.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar

Pacientes que apresentarem estes sintomas devem procurar o posto de saúde mais próximo. Mais informações podem ser obtidas junto ao Setor de Controle de Endemias pelo telefone 3132-0575.