Publicado em: 19/06/2020 às 13:46
Novos leitos começam a receber pacientes com covid-19 na semana que vem
Ampliação foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Araras e a Santa Casa de Misericórdia; são 10 unidades que estão equipadas para funcionar também como UTI, se houver necessidade
Helder Camargo Preto (diretor técnico da Santa Casa), Itacil Zurita Filho (secretário municipal de Saúde), prefeito Junior Franco e vice Carleto Denardi, durante visita aos novos leitos, ocorrida na noite de quinta-feira (18)

Araras ampliou os leitos hospitalares públicos disponíveis para atender pacientes com covid-19, causado pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). As 10 novas unidades instaladas no Hospital São Luiz, por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e a Santa Casa, estarão disponíveis para uso já a partir do início da semana que vem.

Equipados com respirador e demais aparelhos para monitoramento intensivo dos pacientes, os 10 leitos poderão funcionar também como UTI, se houver necessidade. Instalados na Ala São Luiz, que estava desativada, eles serão utilizados, inicialmente, como suporte à UTI covid-19 que já existe no hospital e conta com cinco leitos credenciados junto ao Ministério da Saúde.

Os 10 novos leitos vão receber pessoas que já foram diagnosticadas com a doença ou aguardam resultado de exame e precisam de cuidados médicos mais intensivos, além de pacientes que ficaram na UTI e necessitam de acompanhamento de profissionais de saúde por mais alguns dias durante a recuperação.

“Peço a Deus que a gente não precise internar ninguém lá, mas, se isso acontecer, tenho a certeza de que o paciente vai receber todo o cuidado e o atendimento necessários para sua recuperação”, disse o prefeito Junior Franco, que visitou a nova ala na última quinta-feira (18).

Na ocasião, também foram entregues os novos respiradores encaminhados pelo Governo do Estado à Araras, atendendo à solicitação feita pelo prefeito ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Vinholi.

Investimentos da Prefeitura

A ampliação de leitos conta com investimentos da Prefeitura para custear a equipe que vai trabalhar na nova ala e é composta por um médico diarista, um médico plantonista 24h, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta – a Santa Casa está finalizando a contratação desses profissionais.

A administração municipal já fez o primeiro repasse de R$ 180 mil à Santa Casa para essa finalidade e vai manter o mesmo valor mensal, até quando houver necessidade de utilização desses novos leitos. Inicialmente, a previsão é dois meses, mas o prazo pode ser prorrogado se for preciso.

Esses recursos, no entanto, são apenas uma parte dos investimentos feitos pela Prefeitura no local desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de R$ 2 milhões foram repassados à Santa Casa nos últimos meses - incluindo verbas paralamentares - para aquisição de equipamentos e insumos utilizados no atendimento a pessoas internadas com covid-19. Entre eles, câmeras e sistema de vídeo para monitorar os pacientes que vão ocupar os novos leitos covid do hospital.

“Com isso, vamos garantir mais segurança aos profissionais que vão trabalhar nesse corredor e também aos pacientes que serão acompanhados 24h por dia pela equipe, reduzindo, assim, riscos de contaminação e otimizando o atendimento. Essa é uma inovação que foi possível graças à parceria entre Prefeitura e Santa Casa no combate ao novo coronavírus”, reforçou o diretor técnico da Santa Casa, Helder Camargo Preto.

População deve colaborar

As ações para o combate ao novo coronavírus em Araras são baseadas na análise diária dos casos registrados de covid-19 na cidade, nos índices de isolamento social e também em orientações de profissionais da área da saúde. “Estamos trabalhando em conjunto para garantir todo o suporte necessário aos pacientes. É um trabalho intenso que vem sendo realizado com muita responsabilidade e comprometimento em Araras”, observou o secretário de Saúde, Itacil Zurita Filho.

Ele reforça o apelo para que a população não relaxe as medidas preventivas, especialmente, nesta época. “Todo mundo já está cansado de ficar em casa, mas, neste momento, isso continua sendo uma atitude muito importante para salvarmos vidas. A disseminação do vírus depende do comportamento das pessoas. Não é o momento de ficar passeando por aí. Devemos sair de casa apenas em caso de necessidade e sempre usando máscara, respeitando regras de distanciamento social e higiene”, completou.

O vice-prefeito Carleto Denardi corrobora a importância da população manter o isolamento social. “Precisamos da conscientização de todos e do respeito às regras que são extremamente importantes para enfrentarmos o novo coronavírus. Caso contrário, vamos perder mais pais de família, mães, filhos, netos para essa pandemia”, finalizou.

Além dos 10 novos leitos, Araras disponibiliza outros 15 de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes diagnosticados ou com suspeita de covid-19 – são 5 na Santa Casa e mais 10 na Unimed (o hospital ampliou o número de vagas após reestruturação interna). Além desses, há mais 24 leitos de enfermaria – divididos nos dois hospitais - para pessoas que precisam de internação, mas apresentam casos mais leves.

Monitoramento por vídeo foi possível graças a investimentos da Prefeitura na Santa Casa, para o combate ao novo coronavírus