Publicado em: 24/04/2020 às 16:42
Vacina contra a gripe: comprovantes anteriores de vacinação valem como justificativa para imunização na 2ª etapa da campanha
Prescrições médicas, receitas de medicamentos, anotações em prontuários e cadastros em programas de controle de doenças crônicas também são aceitas

2ª etapa segue até o dia 8 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde informa que comprovantes e cadernetas de vacinação com registros de vacinação contra a gripe de anos anteriores podem ser utilizadas pelos doentes crônicos na 2ª etapa da campanha.

Além destes comprovantes, também são aceitas prescrições médicas, receitas de medicamentos, anotações em prontuários de unidades de saúde e cadastros em programas de controle de doenças crônicas.

Nesta etapa que segue até o dia 8 de maio, outros públicos-alvo também podem ser imunizados, como profissionais das forças de segurança e salvamento, além do público recém-incluído na campanha como os caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e trabalhadores portuários.

Apesar da vacina não ter eficácia contra a covid-19, ela auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação da covid-19.

Dia D

No dia 9 de maio será o “Dia D” e o público-alvo serão professores do ensino básico ao superior, se apresentarem doenças crônicas, devem se vacinar ainda na segunda fase, crianças com idades entre seis meses e seis anos incompletos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, indígenas, privados de liberdade adolescentes e jovens.

A primeira etapa da campanha imunizou 97% dos idosos e 95% profissionais da saúde em Araras, contabilizando 17.918 pessoas imunizadas. Quem não foi imunizado também terá prioridade, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.