Publicado em: 22/04/2020 às 17:51
Prefeitura de Araras vai distribuir kits de alimentos para todos os alunos da rede municipal de ensino
Iniciativa do governo municipal irá atingir mais de 12 mil famílias durante o período de recesso escolar por conta da pandemia; kits deverão ser retirados nas escolas onde os estudantes estão matriculados, conforme calendário que será divulgado nos próximos dias
Secom

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, irá entregar mais de 12 mil kits de alimentação escolar a todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino, durante o recesso escolar adotado por conta da pandemia do novo coronavírus. A ação é mais uma medida do governo municipal para o enfretamento da covid-19.

Todas as escolas de Araras receberão kits lacrados contendo os gêneros alimentícios não perecíveis e a entrega desses kits acontecerá mensalmente, na própria escola onde o aluno estuda. Haverá ainda um kit com produtos hortifrutigranjeiros, com entrega semanal aos alunos. A Secretaria de Educação vai divulgar um calendário para a distribuição em cada escola, que será informado nos próximos dias.

A Secretaria de Educação já vem desenvolvendo um trabalho em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, para o fornecimento de kits alimentares às famílias cadastradas em programas assistenciais. Entretanto, houve uma mudança na legislação que regulamenta o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), permitindo que o Município de Araras adquira e entregue esses kits alimentares durante a pandemia. Desta forma, todos os alunos da rede municipal de ensino receberão os kits alimentares até a situação se normalizar.

Segundo o prefeito Junior Franco, a ação é de extrema importância, afinal os kits irão garantir às famílias uma alimentação adequada neste período. “Com as escolas fechadas, encontramos uma forma de levar alimentação até a casa dos alunos. Para muitos, a merenda escolar era a única alimentação feita durante o dia. Sempre tivemos um olhar diferenciado para a Educação e agora não seria diferente. Vamos cuidar de todos”, comentou o chefe do Executivo.

O aluno terá direito a retirada de um kit de produtos básicos da alimentação escolar, elaborado pela equipe de nutricionistas da Central de Abastecimento, contendo os seguintes produtos: 2 kg de arroz agulhinha tipo 1, 1 kg de feijão carioquinha tipo 1, 900 ml de óleo de soja refinado, 800 g de leite em pó integral instantâneo, 500 g de macarrão tipo espaguete, 1 kg de sal refinado, 2 sachês de 340 g de molho de tomate, 4 latas de 125 g de sardinha em óleo, 500 g de fubá mimoso, 400 g de achocolatado em pó, 400 g de biscoito doce, 200 g de biscoito salgado e 2 caixas de 35 g de gelatina em pó.

Já o kit com produtos perecíveis conterá ovos, frutas, legumes e verduras produzidas pela agricultura familiar de Araras, conforme disponibilidade das cooperativas. A Secretaria Municipal de Educação vai adquirir os gêneros alimentícios de agricultores de Araras durante o período de suspensão das aulas.

“Os alimentos serão fornecidos pelas cooperativas vencedoras da Chamada Pública realizada pela Secretaria Municipal de Administração. É o objetivo da Secretaria Municipal de Educação garantir, sempre que possível, o fornecimento semanal/periódico de porções de frutas in natura, verduras, legumes e de hortaliças, conforme recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, comentou o secretário de Educação Bruno Roza.

Pró Creche

A Secretaria Municipal de Educação está orientando que as escolas parceiras no programa Pró-Creche também distribuam os kits alimentares aos alunos participantes do programa devidamente matriculados em suas unidades.

Região rural

Os kits da Emeief Professora Ana Maria Pinton Figueiredo, localizada no Morro Grande, serão disponibilizados na própria unidade. Já os da Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita serão disponibilizados no salão social da capela católica do bairro Elihu Root, facilitando o acesso das famílias daquela região.