Publicado em: 14/04/2020 às 16:41
Araras tem 77 pessoas em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas respiratórios suspeitos
Protocolo do Ministério da Saúde prevê notificação e coleta de material para exame de covid-19 apenas para pacientes que estão internados e profissionais da saúde; cidade conta com cinco casos confirmados da doença

A Vigilância Epidemiológica de Araras monitora atualmente 77 pacientes que passaram pelas tendas sentinelas e apresentaram sintomas suspeitos que exigem isolamento domiciliar como medida preventiva.

As seis unidades instaladas em postos da rede municipal de saúde e em tendas na área externa da Santa Casa e da UPA 24h são responsáveis pelo atendimento exclusivo de pessoas com febre e problemas respiratórios, como falta de ar – sintomas característicos de doenças gripais graves como as provocadas pelos vírus H1N1, Influenza A e B e o novo coronavírus (covid-19).

Em menos de um mês de funcionamento, as sentinelas já atenderam quase mil ararenses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 934 pessoas passaram pelas unidades entre 21 de março – quando elas iniciaram as atividades – e a última segunda-feira (14). Entre esses pacientes, 402 foram enquadrados em situações nas quais o isolamento domiciliar era exigido, sendo que 77 deles ainda estão dentro do período de 15 dias em que a medida deve ser cumprida. Todos os ararenses em isolamento são monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

Como é feita a notificação dos suspeitos

Embora cumpram as medidas preventivas, esses pacientes não entram nas estatísticas oficiais como suspeitas de covid-19 em Araras por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde para investigação dos casos, válido em todo o Brasil.

Segundo determinação do Governo Federal, apenas pacientes internados e profissionais da área da saúde com sintomas suspeitos são notificados oficialmente e têm material coletado e encaminhado para exame laboratorial. Em Araras, até a tarde desta terça-feira (14), havia cinco casos de covid-19 confirmados e outros 15 aguardando análises laboratoriais para diagnóstico. Ao todo, 44 notificações já foram realizadas pela Vigilância Epidemiológica em Araras.

O protocolo faz com que outras pessoas com sintomas suspeitos, porém mais leves da covid-19 ou até pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas) fiquem fora das estatísticas oficiais. Por esse motivo, o número de infectados em Araras pode ser maior do que as notificações realizadas.

“É exatamente por isso que a população precisa colaborar e se cuidar neste momento. O vírus está circulando em Araras e o nosso esforço é fazer com que ele contamine o menor número possível de pessoas”, observa Itacil Zurita Filho, secretário municipal da Saúde.

A Secretaria da Saúde encomendou 1,3 mil testes rápidos para agilizar o diagnóstico de covid-19 na cidade e aguarda o recebimento do material, que é importado, para disponibilizá-lo na rede municipal – inicialmente, eles serão destinados a profissionais da saúde que trabalham no combate da doença.

Não há, entretanto, previsão de quando os testes cheguem em Araras por conta da disputa acirrada pelos materiais – a mesma dificuldade é enfrentada por outros municípios e Estados brasileiros, e até mesmo pelo Governo Federal, que vem tentando importar insumos para a área de saúde de outros países. O Ministério da Saúde também anunciou que deve iniciar esta semana a distribuição da primeira remessa de testes rápidos – ainda não há informações se Araras será contemplada nessa primeira fase.

Como o vírus é transmitido

A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar até a 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção. Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos e cobrir a boca ao tossir e espirrar estão entre as principais medidas preventivas. Em caso de dúvida, os ararenses devem procurar as unidades sentinelas ou ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.