Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 09/04/2020 às 13:46
Vacinação contra a Influenza: Ministério da Saúde muda grupo prioritário da 2ª fase da Campanha
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais estão mantidos; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários passam a fazer parte do grupo prioritário
SecomPara a segunda fase, que terá início no dia 16 de abril, novas categorias foram incluídas no público-alvo.
 
 

O Ministério da Saúde alterou os grupos prioritários na campanha de vacinação contra a influenza. Para a segunda fase, que terá início no dia 16 de abril, novas categorias foram incluídas no público-alvo. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais estão mantidos - quem está neste grupo, mas não possui pedido médico para vacinas deve comparecer ao posto de saúde com a receita do medicamento contínuo.

Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários passam a integrar o grupo prioritário dessa segunda fase da campanha de vacinação. Também será antecipada a imunização de funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, a partir do próximo dia 16.

Professores do ensino básico ao superior, cujas aulas estão suspensas, serão vacinados na terceira fase da campanha, com início no dia 9 de maio de 2020. Se apresentarem doenças crônicas, devem se vacinar ainda na segunda fase.

Durante a 1ª fase da campanha, Araras já vacinou 90% dos idosos e 90% profissionais da área da saúde que fazem parte do público-alvo, contabilizando 17.146 mil pessoas imunizadas.

Vale lembrar que a vacina não previne contra a covid-19 (novo coronavírus), mas o objetivo do Ministério da Saúde é proteger a população contra três outros vírus que provocam gripe e outras complicações respiratórias graves, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

 

Secom/Prefeitura de Araras