Publicado em: 27/03/2020 às 15:39
Termina segundo lote de vacinas contra a gripe em Araras e nova remessa chega terça-feira
Desde o primeiro dia de campanha foram aplicadas 11,5 mil doses; na próxima semana, previsão é que cidade receba mais de 4 mil vacinas para atender idosos e profissionais da saúde
Secom

O segundo lote de vacinas contra a gripe, que chegou na última quinta-feira (26), em Araras terminou na manhã desta sexta (27). Foram 5,9 mil doses aplicadas em menos de 24h.

Uma nova remessa de vacinas deve chegar na próxima terça (31), segundo previsão do DRS X (Departamento Regional de Saúde) de Piracicaba, que abastece Araras. Serão mais 4,2 mil doses destinadas ao público-alvo dessa primeira fase da campanha, composto por idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde.

Desde o início da mobilização, na última segunda-feira (23), 11,5 mil pessoas foram vacinadas na cidade.

A vacinação acontece em tendas montadas na área externa dos cinco postos de saúde que possuem sala de vacinação e também em frente ao Centro de Saúde II João Geraldo Noronha, ao lado do Corpo de Bombeiros, onde há serviço de drive-thru, ou seja, atendimento exclusivo de idosos dentro dos carros, sem a necessidade deles entrarem no local. Há ainda uma tenda montada na Praça Barão de Araras, próximo à Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio, também para atender exclusivamente os idosos.

“A gente pede para que a população respeite os idosos e deixe realmente o drive thru para que eles sejam imunizados”, reforça a enfermeira do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Tavane Alselmo Malaguesse.

A Secretaria de Saúde conta com o apoio de uma equipe de alunos do curso de Enfermagem da Uniararas para fazer esse atendimento nos veículos. Pacientes acamados devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 3543-1522, para agendar a vacinação domiciliar.

Vale lembrar que a vacina não previne contra a covid-19, mas o objetivo do Ministério da Saúde é proteger a população contra três outros vírus que provocam gripe e outras complicações respiratórias graves, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

A segunda etapa inicia dia 16 de abril para professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de integrantes das forças de segurança. No dia 9 de maio será o “Dia D” e o público-alvo serão crianças com idades entre seis meses e seis anos incompletos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, indígenas, privados de liberdade adolescentes e jovens.

Locais onde são aplicadas as doses da vacina*:

- CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere) - dentro dos carros

- Tenda na Praça Barão (próximo à Basílica)

- PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

- PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2)

- PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

- PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

- PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

*vacinação acontece das 7h30 às 15h