Publicado em: 23/03/2020 às 12:55
Vacinação contra a gripe: primeira remessa de doses termina em Araras; reposição está prevista para quinta-feira
Secretaria da Saúde recebeu 5.600 doses do Ministério da Saúde para atender idosos e profissionais da saúde nesta primeira etapa da campanha

Secomdoses serão repostas, segundo o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Piracicaba, na quinta-feira (26)

A primeira remessa de vacinas contra gripe, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para Araras, terminou na manhã desta segunda-feira (23) – primeiro dia da campanha nacional. A Secretaria Municipal da Saúde recebeu, inicialmente, 5.600 doses, destinadas ao público-alvo desta primeira etapa da campanha, composto por idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde.

Segundo a GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Piracicaba, órgão do Governo do Estado que abaste Araras com vacinas, a previsão é que as doses sejam repostas na cidade nesta quinta-feira (26). A vacinação acontece em tendas montadas na área externa dos cinco postos de saúde que possuem sala de vacinação e também em frente ao Centro de Saúde II João Geraldo Noronha, ao lado do Corpo de Bombeiros, onde há serviço de drive-thru, ou seja, atendimento dos idosos dentro dos carros, sem a necessidade de eles entrarem no local de vacinação. Há ainda uma tenda montada na Praça Barão de Araras, próximo à Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio, para atender exclusivamente os idosos.

A Secretaria de Saúde contará com o apoio de uma equipe de alunos do curso de Enfermagem da Uniararas para fazer esse atendimento nos veículos. Vale lembrar que a vacina não previne contra o covid-19, mas o objetivo do Ministério da Saúde é proteger a população contra a Influenza e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

A segunda etapa inicia dia 16 de abril para professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de integrantes das forças de segurança. No dia 9 de maio será o “Dia D” e o público-alvo serão crianças com idades entre seis meses e seis anos incompletos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, indígenas, privados de liberdade adolescentes e jovens.

Locais onde são aplicadas as doses da vacina*:

- CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere) - dentro dos carros

- Tenda na Praça Barão (próximo à Basílica)

- PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

- PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2)

- PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

- PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

- PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

*doses serão repostas, segundo o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Piracicaba, na quinta-feira (26)