Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 20/03/2020 às 18:25
Coronavírus: Unidades sentinelas vão atender a população a partir deste sábado
Postos vão funcionar, neste fim de semana, em frente à Santa Casa e à UPA 24h para realizar o primeiro atendimento a pacientes com problemas respiratórios e febre; a partir de segunda-feira (23), mais quatro postos passam a atender a população
SecomUnidades sentinelas fazem parte das ações adotadas pela Prefeitura para evitar casos de coronavírus em Araras

 

A Prefeitura de Araras disponibiliza a partir deste sábado (21) unidades sentinelas para atender pacientes com problemas respiratórios - como falta de ar - e febre, sintomas característicos de doenças gripais graves, como as provocadas pelos vírus H1N1, Influenza A e B e covid-19 (coronavírus).

Elas vão funcionar, neste fim de semana, em tendas montadas na área externa da UPA 24h Elisa Sbrissa Franchozza (José Ometto 2) e do Hospital São Luiz (Centro), das 7h às 17h. A partir da semana que vem, as unidades sentinelas se estendem também aos PSFs Eva Cruz (Narciso Gomes), Vital Pacífico Homem (José Ometto 4), Bento Feres (Jardim Dom Bosco) e Francisco Nicola Cascelli (Parque das Árvores), com atendimento das 7h às 22h.

A medida faz parte de um pacote de ações adotadas pela Prefeitura para conter casos de coronavírus em Araras. As unidades sentinelas contarão com médicos e equipes de enfermagem, que terão estrutura para examinar os pacientes e verificar a saturação de oxigênio no sangue – se for verificada descompensação respiratória, eles serão encaminhados ao Hospital São Luiz, referência em atendimento de urgências e emergências de saúde na cidade.

“Essas unidades vão agilizar o atendimento e direcionar os casos mais graves para a Santa Casa, evitando que os pacientes permaneçam nas unidades de saúde e possam contaminar outras pessoas que também estão ali”, comentou o secretário municipal de Saúde, Itacil Zurita Filho.

 

Medidas para evitar a aglomeração de pessoas nas unidades

A Secretaria Municipal de Saúde definiu esta semana outras medidas emergenciais para evitar aglomeração desnecessária de pessoas nas unidades e postos da rede municipal.

Entre as ações que entram em vigor a partir de segunda-feira (23) está a suspensão temporária de encaixes, consultas e exames de rotina – realizados sem urgência – na rede municipal de saúde. Casos de urgência e emergência serão atendidos, bem como situações que envolvem diagnósticos complementares para investigação de determinadas doenças graves e gestantes.

Na sala de espera, deve ser respeitado o espaço mínimo de um metro de distância entre as pessoas. A recomendação é que pessoas com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e febre, não compareçam a consultas e exames de rotina já agendados. Em caso de necessidade, elas devem permanecer com máscaras descartáveis durante todo o tempo de espera.

Há também restrição no número de acompanhantes. É permitido, a partir de agora, apenas um acompanhante no caso de pacientes menores de 18 anos ou maiores de 65, além de pessoas com necessidades especiais.

O transporte intermunicipal de pacientes para consultas e exames de rotina em cidades da região, realizado pela Secretaria de Saúde, também será suspenso a partir de segunda-feira (23).

O serviço será mantido apenas para quem está em tratamento oncológico (quimioterapia, radioterapia, entre outros) ou se enquadra em situações que envolvem diagnósticos complementares para investigação de determinadas doenças graves e gestantes de alto risco.

Araras notificou, até o momento, oito suspeitas de coronavírus. Dois casos foram descartados após a chegada de resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz e outros seis ainda estão sob investigação. A expectativa é que o resultado dos exames fique pronto em 15 dias.

 Em caso de dúvida, o cidadão deve ligar para a Secretaria pelo telefone 3543-1522.

 

Secom/Prefeitura de Araras