Publicado em: 18/03/2020 às 17:34
Coronavírus: Secretaria adota medidas para evitar aglomeração de pessoas nas unidades de saúde
Suspensão temporária envolve encaixes, consultas e exames de rotina, sem urgência, para evitar exposição desnecessária de pacientes a uma possível contaminação
Secom

Unidades de saúde terão atendimento alterado a partir de segunda-feira para evitar exposição desnecessária de pessoas a possíveis contaminações

A Secretaria Municipal de Saúde definiu medidas emergenciais para evitar aglomeração desnessária de pessoas nas unidades e postos da rede municipal, a fim de evitar possíveis contaminações por vírus que provocam, principalmente, problemas respiratórios – entre eles, o coronavírus (covid-19).

Entre as ações que entram em vigor a partir de segunda-feira (23) está a suspensão temporária de encaixes, consultas e exames de rotina – realizados sem urgência – na rede municipal de saúde. Casos de urgência e emergência serão atendidos, bem como situações que envolvem diagnósticos complementares para investigação de determinadas doenças graves e gestantes.

Na sala de espera, deve ser respeitado o espaço mínimo de um metro de distância entre as pessoas. A recomendação é que pessoas com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e febre, não compareçam a consultas e exames de rotina já agendados. Em caso de necessidade, elas devem permanecer com máscaras descartáveis durante todo o tempo de espera.

Há também restrição no número de acompanhantes. É permitido, a partir de agora, apenas um acompanhante no caso de pacientes menores de 18 anos ou maiores de 65, além de pessoas com necessidades especiais.

“O melhor remédio ainda é a prevenção. E estamos adotando medidas preventivas para evitar que o coronavírus se propague na nossa cidade. Peço a compreensão de toda a população neste momento porque estamos alterando o atendimento nos postos de saúde para garantir que menos pessoas possíveis fiquem expostas sem necessidade”, completou o secretário de Saúde, Itacil Zurita Filho.

Alteração no transporte intermunicipal

O transporte intermunicipal de pacientes para consultas e exames de rotina em cidades da região, realizado pela Secretaria de Saúde, também está suspenso a partir de segunda-feira (23).

O serviço será mantido apenas para quem está em tratamento oncológico (quimioterapia, radioterapia, entre outros) ou se enquadra em situações que envolvem diagnósticos complementares para investigação de determinadas doenças graves e gestantes de alto risco.

Araras notificou, até o momento, cinco suspeitas de coronavírus. Dois casos foram descartados após a chegada de resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz e três ainda estão sob investigação – as amostras de secreção nasal encaminhadas nesta quarta-feira (18) para análise no Adolfo Lutz. A expectativa é que o resultado fique pronto em 15 dias.

Em caso de dúvida, o cidadão deve ligar para a Secretaria pelo telefone 3543-1522.