Publicado em: 17/03/2020 às 16:40
Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada e começa segunda-feira
Medida foi determinada pelo Ministério da Saúde por conta da pandemia do coronavírus; nesta primeira fase serão vacinados trabalhadores da área da saúde e idosos com 60 anos ou mais
Secom

O Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe por conta da pandemia de coronavírus. Apesar da vacina não prevenir contra o novo vírus (covid 19), o objetivo é proteger a população contra a influenza e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

A campanha começa segunda-feira (23) - e não mais na segunda quinzena de abril, como costumava acontecer nos anos anteriores. Nesta primeira fase, serão vacinados trabalhadores da área da saúde e idosos com 60 anos ou mais. Além dos postos de saúde que possuem sala de vacinação, será montada uma tenda na Praça Barão de Araras para imunização, exclusivamente, dos idosos.

A mobilização segue até o dia 22 de maio e é voltada a grupos definidos pelo Governo Federal. O público-alvo envolve indivíduos com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), trabalhadores da área da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, pessoas entre 55 e 59 anos de idade também serão vacinadas nesta campanha.

O Dia D da mobilização acontece em 9 de maio, com postos funcionando em horário especial para atender a população que se enquadra nos grupos vacinais.

A vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) tem composição estabelecida anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das origens circulantes. A recomendação sobre a composição da vacina ocorre no segundo semestre de cada ano, para atender às necessidades de proteção contra influenza no inverno do Hemisfério Sul. No Brasil, a composição da vacina foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Resolução Nº 2.735. A vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição:  A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09  A/South

Austrália/34/2019 (H3N2)  B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Cronograma da campanha de vacinação:

1° Etapa: 23/03/2020

Idosos 60 anos ou mais

Trabalhadores da saúde

2° Etapa: 16/04/2020

Professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de forças de segurança e salvamento

3º Etapa: 09/05/2020

Crianças (de 6 meses a menores de 6 anos)

Gestantes

Puérperas

Povos Indígenas

Privados de liberdade adolescentes e jovens sob medida socioeducativa

Funcionários do Sistema Prisional

Adultos 55 a 59 anos

Onde a vacina será aplicada*:

PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1)

PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

*vacinas são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30