Publicado em: 16/03/2020 às 18:41
NOTA OFICIAL - Prefeitura divulga ações preventivas contra o coronavírus

Em virtude do crescimento acelerado do novo coronavírus (Covid-19) e seguindo recomendações da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos estadual e federal, a Prefeitura de Araras informa as novas medidas preventivas que entram em vigor imediatamente e reafirma a importância do cancelamento/suspensão de eventos públicos, visando evitar a aglomeração de pessoas.

A Prefeitura também recomenda a suspensão de demais eventos e serviços de atendimento organizados pela iniciativa privada, com o mesmo intuito de precaução.

Neste momento de crise mundial, a Prefeitura de Araras manifesta preocupação, reforça a responsabilidade com a saúde pública no município e solicita a compreensão da população, sugerindo que a procura pelo atendimento público ocorra somente em situações estritamente necessárias. Juntos, conseguiremos vencer mais esta batalha.

EVENTOS PRÉ-AGENDADOS QUE FORAM CANCELADOS/SUSPENSOS:

• Carreta da Mamografia – De 16 a 28 de março

• Lançamento da FLAP – 17 de março

• Audiência Pública do Código Municipal de Posturas – 17 de março

• Feiras noturnas – Terças (Ginásio de Esporte) e quartas-feiras (Pq. Ecológico)

• Festa de Aniversário – Dias 20, 21 e 22 de março

• Entrega da escritura do Centro de Oncologia – Dia 26 de março

• Prêmio Mulheres Protagonistas – Dia 26 de março

• Conferência Municipal da Mulher – Dias 27 e 28 de março

• Abertura do SAAP (Salão Ararense de Artes Plásticas) – Dia 28 de março

• Corrida 24 de Março – Dia 29 de março

DEMAIS MEDIDAS PREVENTIVAS:

Atendimento reduzido nas repartições públicas

Os serviços de atendimento ao público da Prefeitura serão oferecidos de forma reduzida para evitar aglomeração de pessoas. Algumas medidas preventivas serão colocadas em prática, como limitação da quantidade de pessoas na entrada ao espaço público, disponibilização de álcool em gel e determinação de distância mínima entre as pessoas durante o tempo de espera no atendimento. Essas regras valem para todos os locais que oferecem atendimento ao público da Prefeitura (exceto em unidades de saúde, que terão reforços no atendimento). A medida emergencial vale para locais como Ganha Tempo, CAM Guerino Bertolini, CAM Antonio Casadei, Serviço Médico da Prefeitura, Farmácia de Alto Custo, Atendimento do Saema, Assistência Social e Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Mudanças no atendimento nas unidades de saúde

Redução no número de acompanhantes em consultas nos PSFs, UBSs, CAEM e UPA 24h, prioridade para atendimento a crianças, idosos e pacientes que apresentarem sintomas respiratórios, além de reestruturação de atendimentos para evitar que as pessoas permaneçam – sem necessidade – nas unidades de saúde e fiquem expostas a uma possível contaminação.

Criação do Comitê Municipal de Emergência

Formado por profissionais da saúde, será criado para monitorar as ações, definir novas estratégias emergenciais e também acompanhar a evolução da doença.

Implantação de Unidades Sentinelas de Saúde

A Prefeitura vai disponibilizar Unidades Sentinelas de Saúde, localizadas em pontos estratégicos da cidade, para atender pessoas que apresentarem sintomas respiratórios e precisarem passar por avaliação médica. A princípio, haverá uma unidade em cada região do município. Os casos mais graves serão encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Araras.

Suspensão das aulas na rede municipal

As aulas estão suspensas a partir do dia 23 de março. A orientação é que os pais não levem seus filhos nas escolas já a partir do dia 16.

Suspensão das atividades culturais

Fechamento dos seguintes locais para atendimento ao público: Biblioteca Municipal Martinico Prado, Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolff, Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita e CEU José Olavo Paganotti. Os serviços administrativos nestes locais continuam normalmente, com atendimento reduzido.

Suspensão das atividades esportivas

Fechamento dos seguintes locais com atividades esportivas: Ginásio Municipal Nelson Rüegger e Centro de Lazer Ruy Branco de Miranda. Os serviços administrativos nestes locais continuam normalmente, com atendimento reduzido. Suspensão temporária de todas as atividades esportivas, como escolinhas e campeonatos.

Suspensão das atividades sociais

Atividades externas oferecidas pela Secretaria de Assistência Social e entidades conveniadas estão suspensas, assim como as atividades no Centro Dia do Idoso Orlando Denardi.