Publicado em: 16/03/2020 às 18:00
Prefeitura cria Comitê de Emergência contra o coronavírus e disponibilizará unidades para atender pessoas com sintomas respiratórios
Medidas foram discutidas nesta segunda-feira (16), em reunião com representantes da Secretaria da Saúde, de hospitais de Araras, médicos, enfermeiros e demais técnicos na área
SecomReunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), na Casa da Memória

A Prefeitura de Araras definiu ações emergenciais na área da saúde para atender a população com sintomas suspeitos e evitar que o coronavírus se propague na cidade. No momento, não há suspeitas da doença no município – os dois casos notificados já foram descartados após a chegada de resultados de exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz.

As ações foram discutidas durante reunião que aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, hospitais públicos e particulares, médicos, enfermeiros e demais técnicos da área.

A Prefeitura vai disponibilizar unidades sentinelas de saúde, localizadas em pontos estratégicos da cidade, para atender pessoas que apresentarem sintomas respiratórios e precisarem passar por avaliação médica. A Secretaria da Saúde está remanejando profissionais e finalizando a logística operacional para divulgar os postos que terão esse atendimento diferenciado. A princípio, haverá uma unidade em cada região do município. Os casos mais graves serão encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Araras, referenciada para situações que envolvem urgências e emergências de saúde.

Um Comitê Municipal de Emergência, formado por profissionais da saúde, será criado para monitorar as ações, definir novas estratégias emergenciais e também acompanhar a evolução da doença.

“São ações que estamos adotando por precaução, para preservar a saúde da população de Araras”, acrescentou o prefeito Junior Franco, que participou da reunião.

Outras medidas adotadas em unidades da rede municipal de saúde, como PSFs, UBSs, CAEM e UPA 24h, envolvem redução no número de acompanhantes em consultas, prioridade para atendimento a crianças, idosos e pacientes que apresentarem sintomas respiratórios como gripe e tosse, além de reestruturação de atendimentos para evitar que as pessoas permaneçam – sem necessidade – nas unidades de saúde e fiquem expostas a uma possível contaminação.

O secretário municipal de Saúde, Itacil Zurita Filho, reforça que é fundamental neste momento evitar locais onde há aglomeração de pessoas, limitar contatos pessoais e reforçar a higiene especialmente das mãos, lavando-as com água e sabão ou usando álcool em gel 70%. “Essas medidas são necessárias para evitarmos problemas graves no futuro relacionado ao novo vírus”, completou.

A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias. Por isso, atitudes simples como cobrir a boca ao tossir ou espirrar, não compartilhar copos, talheres e outros objetos de uso pessoal também são eficazes para evitar a contaminação.

Para pessoas que retornarem de viagens para o exterior, a orientação é que permaneçam em isolamento domiciliar por 15 dias - mesmo sem apresentar sintomas da doença – por prevenção. Esse é o período em que o vírus ainda pode se manifestar.

O uso de máscaras só é indicado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios para evitar a transmissão do vírus e para profissionais da saúde que trabalham diretamente com risco de exposição a casos suspeitos. Para quem está em condições normais de saúde, elas não são recomendadas.

Em caso de dúvida, os ararenses podem procurar as unidades da rede municipal de saúde para serem orientados.

SecomPrefeito Junior Franco também participou da reunião técnica

SecomMedidas visam planejar atendimentos na saúde, voltados a evitar casos de coronavírus em Araras