Publicado em: 13/02/2020 às 11:58
Construção de novo muro inicia revitalização do Centro do Idoso Jesus de Nazaré
Reforma irá garantir espaço mais confortável, oferecendo mais qualidade de vida aos idosos, além de um abrigo para mulheres vítimas de violência
Secom

Adequações têm como objetivo modernização, padronização e instalação de equipamentos de segurança e acessibilidade nas casas

Para proporcionar mais qualidade de vida aos idosos que moram no CCI (Centro de Convivência do Idoso) Jesus de Nazaré, no Jardim São João, a Prefeitura de Araras iniciou há dez dias a reforma do local, que também será sede de um abrigo para acomodar mulheres vítimas de violência.

A obra terá duas etapas. Na primeira, as adequações têm como objetivo a modernização, padronização e instalação de equipamentos de segurança e acessibilidade nas casas, além da manutenção e modernização da fachada. A construção do novo muro faz parte dessa fase inicial e está em andamento.

De acordo com planilha da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, que é responsável pelo acompanhamento da reestruturação do local, a reforma irá contemplar vários serviços como criação de uma rampa para entrada de veículos de emergência, construção de rampa de acessibilidade para pedestres, troca da entrada de energia para o padrão atual da Elektro, reforma completa das unidades com: troca do vaso sanitário, lavatório, pia da cozinha, torneiras em geral, reparos elétricos e hidráulicos, instalação de barras de segurança no banheiro, execução de revestimentos cerâmicos no piso da unidade por completo e nas paredes do banheiro, manutenção/troca das janelas e portas além de manutenção no telhado, pintura geral interna e externa e paisagismo.

Já a segunda etapa prevê a construção de um abrigo para abrigar mulheres que tenham comprovada necessidade de acolhimento, após registro de agressões.

Para isso, o local que hoje em dia conta com 32 casas será dividido em dois espaços de assistência social: um deles terá 20 casas onde ficarão os residentes do Centro do Idoso e o outro, 12 onde o abrigo será instalado.

Os serviços são resultado de uma parceria entre as Secretarias de Habitação, Planejamento, Gestão e Mobilidade e Assistência Social e têm prazo de conclusão de 10 meses.

"Estamos acompanhando tudo de perto para entregar o local totalmente reformulado e com melhor estrutura aos moradores. Nossos engenheiros fazem visitas técnicas semanalmente para averiguar o andamento da obra”, comentou o secretário municipal de Planejamento, Paulo Bertolini.