Publicado em: 20/01/2020 às 15:41
Força-tarefa contra a dengue recolhe 50 toneladas de materiais do Jd São João
Ação foi realizada pela Prefeitura de Araras, no último sábado (18); mais quatro casos da doença foram confirmados em Araras nesta segunda-feira, totalizando 9 confirmações este ano
Secom

Equipes do setor de Controle de Endemias realizaram vistoria nas casas do Jardim São João para retirada de possíveis criadouros do mosquito da dengue

Equipes da Prefeitura de Araras realizaram força-tarefa no último sábado (18), na região norte, para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue.

Ao todo, 50 toneladas de entulho e outros materiais que poderiam servir como criadouros foram coletados durante a ação, que contou com funcionários das Secretarias de Serviços Públicos e da Saúde.

Quatro máquinas, 10 caminhões e 22 funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, além de 27 agentes do setor de Controle de Endemias trabalharam na atividade, que visa intensificar as ações de combate à dengue, por meio da eliminação de criadouros.

“Durante o arrastão, encontramos muito material que poderia servir como criadouro do mosquito da dengue, além de larvas do mosquito. Precisamos que a população se atente para não deixar água armazenada em locais que possam se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, caixas d’água, garrafas plásticas, pneus, piscinas sem uso e/ou manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Estamos trabalhando intensamente, mas precisamos da colaboração de todos”, explicou a coordenadora do setor de Controle de Endemias, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Nesta segunda-feira (20), mais quatro casos autóctones da doença foram confirmados em Araras, totalizando nove registros este ano, em Araras. Segundo o setor de Controle de Endemias, outros 23 pacientes aguardam resultado de exames para diagnóstico.

O Jardim São João foi o primeiro bairro a ser escolhido para a ação porque concentra cinco dos nove casos confirmados.

Secom
Ao todo, quatro máquinas, 10 caminhões e 22 funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, além de 27 agentes do setor de Controle de Endemias trabalharam na atividade, que visa intensificar as ações de combate à dengue, por meio da eliminação de criadouros

O Ministério da Saúde divulgou um alerta na última quarta-feira (16) sobre uma possível epidemia de dengue em 11 Estados brasileiros.

A situação, agravada pelo tempo quente e com alta incidência de chuvas, é acentuada pelo desabastecimento do inseticida utilizado para nebulização em áreas com casos positivos. O produto deixou de ser distribuído pelo Ministério da Saúde no ano passado, após problemas em sua fórmula.

Segundo comunicado do próprio Ministério, "desde maio de 2019, o Brasil está desabastecido do inseticida Malathion devido a uma grande quantidade de produtos vencidos e com problemas de qualidade em razão de alterações químicas em sua formulação. Neste mês, 80 mil litros devem ser distribuídos no país e o Ministério já fez a compra de 300 mil litros de outro inseticida que será distribuído em fevereiro”.

Em 2019, o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue, com 782 mortes – aumento de 488% em relação a 2018. O país também teve 10.708 casos de zika, com três mortes, e 132.205 ocorrências de chikungunya, com 92 mortes, um aumento, respectivamente, de 52% e de 30% em relação ao ano anterior. As três doenças são transmitidas pela Aedes.

Alerta do Ministério da Saúde

O alerta do Ministério da Saúde acontece porque o tipo 2 do vírus da dengue voltou a circular no final de 2018, depois de 10 anos sob controle.

“Existem quatro tipos de vírus de dengue, sorotipos 1, 2, 3 e 4. Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos, mas a infecção gera imunidade permanente. Por esse motivo, o reaparecimento do sorotipo 2, que também aconteceu em Araras, é preocupante, já que vem encontrando população suscetíveis à doença, tendo potencial ainda mais grave que os outros três”, ressaltou a coordenadora.

Sintomas da doença

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor de cabeça e nos olhos, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos. Pacientes que apresentarem estes sintomas devem procurar o posto de saúde mais próximo.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3132-0575 (setor de Controle de Endemias) e 3543-1522 (Secretaria Municipal de Saúde).