Publicado em: 01/11/2019 às 16:03
Outubro Rosa: campanha registra mais de 1.500 atendimentos
Durante o mês, 1.167 exames de Papanicolau foram realizados e 808 mamografias, agendadas
Secom
Encerramento da Campanha aconteceu quinta-feira (31), na Câmara Municipal de Araras, e contou com apresentação do Coral da Alara, além de palestras sobre os temas Câncer de Mama e Colo de Útero no Município de Araras e Outubro Rosa: Resultado da Campanha em Araras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Naes (Núcleo de Apoio à Educação em Saúde), divulgou balanço com os números da Campanha do Outubro Rosa.

Até o dia 29 de outubro, 1.572 atendimentos a mulheres foram realizados nas unidades de saúde, sendo 1.087 em horário normal, das 8h às 16h, e 485 em horário estendido, até as 20h. Conforme programação da campanha, seis unidades de saúde funcionaram em horário estendido, durante às terças e quintas-feiras do mês.

No período, 1.167 exames de papanicolau foram realizados - 757 em horário normal e 410 em horário estendido. Além disso, 808 mamografias foram solicitadas e agendadas.

“Durante todo o mês, seis unidades de saúde funcionaram até as 20h, em oito dias, o que facilitou o atendimento às mulheres que trabalham, assim como a realização do papanicolau e agendamento da mamografia, resultando em números mais satisfatórios para a Campanha e, consequentemente, para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo de útero”, explicou Rosemeire Perinotto, coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde.

Somente no Centro de Saúde da Mulher, 546 mamografias foram agendadas para outubro. Desse total, 159 mulheres não compareceram ao exame, o que gera percentual de falta de 29%.

“Nossa luta continua sendo para a diminuição na falta aos exames, o que gera equipes de saúde ociosas, gastos financeiros desnecessários, prejuízos à saúde de quem falta e deixa de realizar o exame, além de prejuízo a centenas de usuários do sistema”, ressaltou a enfermeira do Naes, Erika Alves de Freitas.

O encerramento da Campanha aconteceu na quinta-feira (31), na Câmara Municipal de Araras, e contou com apresentação do Coral da Alara, além de palestras sobre os temas Câncer de Mama e Colo de Útero no Município de Araras e Outubro Rosa: Resultado da Campanha em Araras.

Além disso, durante todo mês de outubro, diversas atividades que visam à intensificação do atendimento às mulheres e a realização de exames de papanicolau e mama foram realizadas na cidade, com unidades de saúde funcionando em horário estendido, corrida do batom, caminhada da Alara, plantões na Praça Barão, baile de conscientização para grupos da terceira idade e rodas de conversa nas salas de espera dos ESFs.

“Em todas as atividades, fortalecemos a importância do autoexame de mama, ensinando como as mulheres devem fazer, além de ressaltar a necessidade do exame de papanicolau. Também trouxemos informações sobre fatores de risco, prevenção, tratamento e redes de apoio, como o trabalho realizado pela Alara. Além disso, conseguimos intensificar o atendimento às pacientes nas unidades de saúde, nos oito dias de funcionamento em horário estendido e também no plantão na Praça Barão. Não tenho dúvidas que a Campanha teve resultados extremamente importantes e vai ajudar a salvar vidas”, ressaltou Rosemeire.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização destinada à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.

As ações foram realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, envolvendo equipes das Secretarias Municipais da Saúde e de Esportes, com apoio da Alara (Associação Laço Rosa de Araras), Etec Prefeito Alberto Feres e Fundação Hermínio Ometto.