Publicado em: 31/10/2019 às 16:27
Bebês devem ser vacinados contra o sarampo até 30 de novembro
Até o momento, apenas 79% das crianças de 6 a 15 meses foram vacinadas contra o vírus; Meta do Ministério da Saúde é de 95%

Secom

De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos foram selecionados devido à alta incidência da doença nessas faixas etárias

Durante o mês de outubro, a Secretaria da Saúde realizou a Campanha de Vacinação contra o Sarampo com enfoque na imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Apesar disso, a cobertura vacinal dos bebês de 6 a 15 meses continua baixa. De acordo com o Ministério da Saúde, 95% das crianças dessa faixa etária devem receber a vacina. Até o momento, apenas 79% foram imunizadas em Araras.

A Secretaria da Saúde esclarece que, de acordo com o calendário de vacinação, a imunização contra a doença é feita atualmente aos 12 meses de idade, quando a primeira dose da vacina é aplicada, e aos 15 meses, quando uma segunda imunização é recomendada.

Além disso, após aumento de casos neste ano, o Ministério da Saúde liberou a vacinação também para crianças a partir de 6 meses de idade, porém a imunização é considerada uma “dose zero” e não substituiu nenhuma das outras duas imunizações, que continuam sendo extremamente importantes.

“Precisamos alcançar a meta de vacinar 95% das crianças até o dia 30 de novembro, principalmente os bebês que devem tomar a dose zero e as crianças de 12 e 15 meses. Por isso, pedimos que os pais que ainda não vacinaram seus filhos procurem uma das unidades de saúde e realizem a imunização. É importante ressaltar que a vacina, quando aplicada antes dos 12 meses, é considerada uma dose zero, não válida para a Carteira Nacional de Vacinação e precisa ser reaplicada”, explicou a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Tavane Alselmo Malaguesse.

Além disso, uma segunda etapa da Campanha será realizada entre os dias 18 e 30 de novembro, quando a vacinação será voltada para adultos de 20 a 29 anos. No dia 30 de novembro (sábado), também haverá um dia D de vacinação para essa faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dois grupos foram selecionados devido à alta incidência da doença nessas faixas etárias.

As salas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h45, no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros). No PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), as vacinas são aplicadas até as 15h30 por conta da logística de armazenamento das doses.

É importante ressaltar que, apesar de em 2019 a Campanha acontecer durante os meses de outubro e novembro, a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, está disponível em todos os postos de saúde durante todo o ano. Somente em agosto, por conta do surto da doença no Estado de São Paulo, mais de 5 mil doses de vacina contra o sarampo foram aplicadas em Araras.

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3543-1522.

Quantas doses de vacina são necessárias:

Quem tem até 29 anos deve ter duas doses da vacina

Quem tem de 30 a 59 anos deve ter apenas uma dose da vacina

Salas de Vacina*:

PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1)

PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)**

Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

* vacinas são aplicadas até as 15h45 para armazenamento correto dos frascos

**Somente no Pam Oswaldo Salvador Devitte, vacinas são aplicadas até as 15h30.