Publicado em: 30/10/2019 às 15:28
Outubro Rosa: palestras encerram programação nesta quinta-feira
  Evento, que tem início às 19h, contará com apresentação do coral da Alara, palestra sobre Câncer de Mama e Colo de Útero e apresentação dos resultados da Campanha
Secom

A Prefeitura de Araras promove nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, evento de encerramento da campanha Outubro Rosa. A ação, que acontece na Câmara Municipal e terá apresentação do coral da Alara, contará com palestras sobre os temas Câncer de Mama e Colo de Útero no Município de Araras e Outubro Rosa: Resultado da Campanha em Araras.

Durante todo mês de outubro, diversas atividades que visam à intensificação do atendimento às mulheres e a realização de exames de papanicolau e mama foram realizadas na cidade, com unidades de saúde funcionando em horário estendido, corrida do batom, caminhada da Alara, plantões na Praça Barão, baile de conscientização para grupos da terceira idade e rodas de conversa nas salas de espera dos ESFs.

“Em todas as atividades, fortalecemos a importância do autoexame de mama, ensinando como as mulheres devem fazer, além de ressaltar a necessidade do exame de papanicolau. Também trouxemos informações sobre fatores de risco, prevenção, tratamento e redes de apoio, como o trabalho realizado pela Alara. Além disso, conseguimos intensificar o atendimento às pacientes nas unidades de saúde, nos 8 dias de funcionamento em horário estendido e também no plantão na Praça Barão. Não tenho dúvidas que a Campanha teve resultados extremamente importantes e vai ajudar a salvar vidas”, ressaltou Rosemeire Perinotto, coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde.

Até o dia 15 de outubro, 621 mulheres foram atendidas nas unidades da rede municipal, sendo 512 em horário normal e 109 durante o horário estendido. Além disso, 320 mamografias foram agendadas e 417 exames de papanicolau foram realizados.

“Em 11 dias úteis de Campanha, 512 atendimentos de mulheres foram realizados em postos de saúde no horário normal, das 8h às 16h, registrando praticamente seis mulheres atendidas por hora. Já na programação em horário estendido, que aconteceu nos dias 3, 8, 10 e 15, das 16h às 20h, realizamos mais 109 atendimentos, com média de 7 mulheres atendidas por hora. Com toda certeza, o funcionamento dos postos em horário estendido têm feito muita diferença no atendimento e acolhimento das mulheres e ficamos muito felizes com isso. Esse é nosso objetivo: garantir o acesso das mulheres aos serviços de saúde, visando a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças”, explicou a enfermeira do Naes (Núcleo de Apoio e Educação e Saúde), Erika Alves de Freitas.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização destinada à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.

As ações são realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, envolvendo equipes das Secretarias Municipais da Saúde e de Esportes, com apoio da Alara (Associação Laço Rosa de Araras), Etec Prefeito Alberto Feres e Fundação Hermínio Ometto.

“Queremos incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, o que contribuirá para um melhor resultado no tratamento das doenças. Por isso, investimos em ações que, além de trazer informações, efetivamente aumentam a realização desses exames, oferecendo, por exemplo, horário de funcionamento estendido nos postos”, ressaltou Rosemeire.