Publicado em: 20/09/2019 às 15:02
“Dia da Árvore” é comemorado em Araras com plantio no Calçadão
Cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no Calçadão Monsenhor Quércia; plantio de jatobá marcou o evento

Muda de jatobá foi plantado no Calçadão Monsenhor Quércia

Na manhã desta sexta-feira (20), Araras comemorou o “Dia da Árvore”, celebrado em 21 de setembro. A cerimônia oficial aconteceu no Calçadão Monsenhor Quércia e na ocasião foi plantada uma muda de jatobá. A comemoração contou com a presença de autoridades municipais e de alunos da Escola Estadual Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira (1º a 3º anos) e da Emeief Dona Rosa Padula Zurita (Jardim 2).

“Desde a criação da Secretaria Municipal de Meio e Ambiente e Agricultura em janeiro deste ano, nós reforçamos muito os trabalhos desenvolvidos nesta área. O nosso governo se esforça todos os dias para que Araras seja uma cidade mais rentável em todos os aspectos e não questão do meio ambiente não pode ser diferente. Avançamos sempre para oferecer o melhor para a nossa população”, comentou o prefeito de Araras, Junior Franco.

O vice-prefeito e secretário de Governo, Carleto Denardi, salientou que Araras é um município que historicamente é “preocupado” com o meio ambiente. “Nossa cidade sempre plantou árvores e cuidou do meio ambiente. Temos o apelido de Cidade das Árvores não é atoa. Somos referência”, disse Carleto.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Junior, reforçou a importância de uma cidade arborizada e desenvolvida ecologicamente. “Diariamente, em média, plantamos 50 mudas em nossa cidade. Temos uma equipe própria para este trabalho. Além dos plantios, trabalhamos em outros setores ambientais, como a educação ambiental. Nos últimos dias criamos o Centro de Educação Ambiental, localizado no Cras Pró-Arara, que irá instruir ás novas gerações”, acrescentou Cerri.

A atividade foi coordenada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

Parceria com a Educação

A programação especial do “Dia da Árvore” começou na última quarta-feira (18), com plantio de mudas de pitanga, goiaba e grumixama realizado pelos alunos dos 3º e 4º anos da Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita (Escola do Campo), no CAEE Ettore Zuntini. Iniciativa esta que se repetiu na Emeief Dona Rosa Padula Zurita, na quinta (19), e na Emeief Ignácio Zurita Neto, nesta sexta (20).

Araras: Cidade das Árvores

Conhecida como “Cidade das Árvores”, Araras foi pioneira em comemorar o “Dia da Árvore”, em 1.902, e realiza ações constantes que visam à preservação das espécies nativas e, consequentemente, do meio ambiente.

A festa foi idealizada nos moldes do “Arbor Day”, evento realizado nos Estados Unidos, que promovia discussão e, nesta iniciativa, tentava enraizar a consciência ecológica nas crianças, e cultivar no povo o amor pela natureza.

No Brasil, a festa foi idealizada por Alberto Löfgren, João Pedro Cardoso e Coelho Neto. Preocupados desde aquela época com a devastação das árvores, para construção de ferrovias, esses homens lutaram para promover uma campanha em prol à natureza.

O evento contou com plantio de mudas vindas do horto botânico de São Paulo. Cerca de 500 crianças das escolas da cidade plantaram 242 mudas de vários tipos como faveiro, peroba, carvalho, guarantã entre outras, incluindo a única remanescente, que é a palmeira centenária, localizada em frente ao Colégio Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira.

A 1°Festa das Árvores repercutiu nacionalmente e teve a participação de integrantes da comitiva presidencial, enviada especialmente ao evento. Na comitiva constaram personagens renomados como o governador do Estado de São Paulo, Bernadino José de Campos Júnior, e o prefeito de São Paulo Antônio Prado.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-8806 (Departamento de Meio Ambiente).

SecomEvento contou com participação de alunos da Escola Estadual Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira (1º a 3º anos) e da Emeief Dona Rosa Padula Zurita (Jardim 2)