Notícias / Meio Ambiente
Publicado em: 17/09/2019 às 17:11
Programação especial comemora Dia da Árvore em Araras
Plantio de árvores frutíferas e de ipês cor de rosa acontece em escolas municipais; no Calçadão Monsenhor Quércia será plantado um jatobá
SecomPlantio de mudas é uma ação conjunta das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura

 

A Prefeitura de Araras promove ações especiais em comemoração ao “Dia da Árvore”, celebrado em 21 de setembro. Araras foi a primeira cidade do Brasil a comemorar a data, em 1902, e é conhecida como “Cidade das Árvores”.

As atividades são realizadas em conjunto pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura e de Educação, e envolvem plantio de mudas frutíferas de goiaba, pitanga e grumixama, além de ipês cor de rosa em escolas municipais. Um cerimonia encerra a programação, reforçando o pioneirismo de Araras no setor e a importância da preservação do meio ambiente.

Os plantios começam nesta quarta-feira (18), no CAEE Ettore Zuntini, com alunos da unidade e também da Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita (Escola do Campo), a partir das 14h. A ações seguem quinta (19), na Emeief Dona Rosa Padula Zurita, às 9h e às 15h, e na sexta-feira (20), na Emeief Ignácio Zurita Neto, às 15h.

“Esses plantios têm o objetivo de ampliar as ações envolvendo educação ambiental em nossa cidade, além de mostrar a importância das árvores para as novas gerações”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Junior.

 

Plantio de jatobá

Uma cerimonia marcada para sexta-feira (20), às 9h, no Calçadão Monsenhor Quércia, vai envolver autoridades municipais e alunos da Escola Estadual Justiniano Whitaker de Oliveira para o plantio de um jatobá.

A atividade é coordenada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e contará com a participação também de profissionais do Cras Pró-Arara, que vão falar sobre a importância desta espécie de árvore para as araras, símbolos do município, além, da promoção de reflorestamento da área central.

 

Araras: Cidade das Árvores

Conhecida como “Cidade das Árvores”, Araras foi pioneira em comemorar o “Dia da Árvore”, em 1.902, e realiza ações constantes que visam à preservação das espécies nativas e, consequentemente, do meio ambiente.

A festa foi idealizada nos moldes do “Arbor Day”, evento realizado nos Estados Unidos, que promovia discussão e, nesta iniciativa, tentava enraizar a consciência ecológica nas crianças, e cultivar no povo o amor pela natureza.

 No Brasil, a festa foi idealizada por Alberto Löfgren, João Pedro Cardoso e Coelho Neto. Preocupados desde aquela época com a devastação das árvores, para construção de ferrovias, esses homens lutaram para promover uma campanha em prol à natureza.

O evento contou com plantio de mudas vindas do horto botânico de São Paulo. Cerca de 500 crianças das escolas da cidade plantaram 242 mudas de vários tipos como faveiro, peroba, carvalho, guarantã entre outras, incluindo a única remanescente, que é a palmeira centenária, localizada em frente ao Colégio Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira.

A 1°Festa das Árvores repercutiu nacionalmente e teve a participação de integrantes da comitiva presidencial, enviada especialmente ao evento. Na comitiva constaram personagens renomados como o governador do Estado de São Paulo, Bernadino José de Campos Júnior, e o prefeito de São Paulo Antônio Prado.

 

Programação “Dia da Árvore”:

 

Quarta-feira (18) – plantio de mudas

14h, na CAEE Ettore Zuntini

alunos da Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita (Escola do Campo) e do CAEE Ettore Zuntini

 

Quinta-feira (19) – plantio de mudas

9h e 15h, na Emeief Dona Rosa Padula Zurita

 

Sexta-feira (20) – Plantio de mudas

9h: Cerimônia em comemoração ao Dia da Árvore, no Calçadão Monsenhor Qúercia

15h: Emeief Ignácio Zurita Neto

 

Secom/Prefeitura de Araras